Busca
Agronegócio Prospera

Quais cuidados devo ter para vender alimentos?

Pessoa recebendo um lanche de um vendedor.

Se você trabalha com a venda de alimentos, você precisa ter muito cuidado: itens alimentícios são sensíveis e precisam ser manipulados e conservados do jeito certo para garantir a segurança de quem os consome. 

E, além de ser um grande risco para a segurança dos seus clientes, não cuidar direito das comidas que você vende também pode ser um grande problema para a credibilidade do seu negócio, te trazendo uma divulgação negativa e te fazendo perder clientes. 

Hoje, nós do Prospera vamos te falar sobre os cuidados de higiene e armazenamento que você precisa ter para trabalhar vendendo comida! Continue lendo e saiba mais! 

Os 7 cuidados que você precisa ter para vender alimentos 

Existem 7 itens para os quais você precisa dar atenção especial quando está trabalhando com alimentos para garantir a segurança dos seus produtos e de seus clientes.  

São eles: 

  1. Higienize as mãos e superfícies 

Lavar as mãos ao iniciar o preparo dos alimentos e durante o processo, higienizar superfícies, equipamentos e utensílios utilizados e garantir que insetos, animais e outros agentes contaminantes não entrem em contato com os alimentos são partes fundamentais do processo de preparo de alimentos. Não se esqueça também de usar touca para evitar que cabelos (e barba) caiam nos alimentos.  

  1. Use ingredientes de qualidade 

Para garantir a segurança das refeições preparadas, é preciso que os ingredientes utilizados sejam de qualidade. Então, prefira ingredientes frescos e fique sempre de olho nos prazos de validade dos industrializados. E nunca se esqueça de lavá-los e prepará-los adequadamente: cozinhe bem alimentos como ovos e carnes, por exemplo. 

  1. Não misture alimentos crus e cozidos 

Além de separar os alimentos por tipo – carnes devem estar em um recipiente, legumes em outros e verduras em outro, por exemplo -, também é necessário separar o que está cru do que já está cozido e usar utensílios diferentes para prepará-los. Isso garante que não haja contaminação de alimentos, o que pode causar intoxicação alimentar. 

Microcrédito Prospera Santander

  1. Guarde os alimentos em embalagens adequadas 

É importante que os alimentos prontos sejam guardados em recipientes bem fechados e etiquetados com data de preparo e de validade depois de prontos. 

Além disso, é necessário que esses recipientes sejam guardados em caixas térmicas para garantir que nada se estrague. Por fim, não transporte alimentos junto com produtos de limpeza ou outros tipos de produtos que possam contaminá-los. 

  1. Esteja atento à temperatura correta para armazenamento 

Garantir a temperatura correta para armazenamento faz com que os alimentos não estraguem e sejam seguros para consumo de acordo com o prazo de validade esperado. 

Por isso, é importante conservar os alimentos na temperatura correta: segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comidas frias devem ser armazenadas em 5°C ou menos e podem ser armazenadas por até 5 dias, enquanto alimentos quentes podem ser armazenados em 60ºC ou superior por até seis horas. 

  1. Limpe o local onde os alimentos serão vendidos e os utensílios que serão usados para manipulá-los 

Higienizar o local onde os alimentos serão vendidos é fundamental para evitar contaminação cruzada, que acontece quando um alimento entra em contato com um organismo que pode contaminá-lo. Tão importante quanto é limpar os utensílios usados para manipulá-los, como facas, colheres e espátulas. 

Caso isso não seja possível, venda os alimentos em embalagens individuais, bem fechadas e armazene-os de maneira correta até que os clientes os comprem. 

  1. Tome cuidado com sua higiene pessoal também 

Além de cuidar da higiene do local, é importante cuidar também da sua higiene pessoal ao vender os alimentos: isso garante a sua segurança e a dos clientes. 

Por isso, lave as mãos regularmente, use luvas descartáveis – e as troque regularmente durante o dia – e nunca pegue dinheiro com a mesma mão que você entrega os alimentos. 

Agora que você já sabe quais os cuidados que precisa ter para vender alimentos, que tal aprender a montar um cardápio irresistível para conquistar seus clientes? Veja isso e muito mais no blog do Prospera! 

Post ID: | Current Page ID: 5682

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.