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Promoções e descontos: Como fazer ofertas especiais para atrair clientes e vender mais

Sinal indicando que há 30% de desconto.

O que você precisa saber: 

  • Promoções são estratégias para aumentar vendas de um negócio e podem ser usadas em diversos momentos; 

  • Existem diferentes tipos de promoções que chamam a atenção de clientes com necessidades diferentes; 

  • Tão importante quanto criar a promoção é divulgá-la para o público.  

Promoções e descontos são uma das estratégias mais utilizadas para atrair clientes. Por isso, se você tem um negócio, você precisa aprender a usá-las ao seu favor para aumentar suas vendas e sua clientela. 

Mas, fazer promoções exige alguns cuidados, principalmente se tratando das finanças do seu negócio: se você não equilibrar totalmente o quanto você gasta com o quanto você ganha, uma promoção, por mais que aumente suas vendas, pode te trazer prejuízo financeiro. 

Nesse artigo, nós do Prospera vamos te ajudar te dando o passo a passo para criar uma promoção para seus clientes. Leia agora! 

Quando fazer uma promoção? 

Escolher quando fazer uma promoção depende de uma série de fatores. Por exemplo, você pode fazer uma para vender produtos que estão parados em seu estoque ou para tornar seu negócio conhecido em sua região. 

Entre os motivos para fazer uma promoção estão: 

  • Divulgar seu negócio para o público; 

  • Queima de estoque; 

  • Datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados; 

  • Se destacar da concorrência

  • Lançamento de um novo produto ou serviço.  

Quais são os tipos de promoção? 

Existem diversos tipos de promoções que podem ser colocados em prática no seu negócio. Aqui, separamos as 5 mais populares que você precisa conhecer. São elas: 

  • Promoção progressiva, que é aquela em que os descontos aumentam de acordo com a quantidade de itens comprados e geralmente são utilizadas para aumentar as vendas; 

  • Promoção relâmpago ou desconto por tempo limitado, que é quando o cliente é surpreendido com uma oferta e tem um tempo super curto para aproveitá-la; 

  • Dois por um, que são promoções onde o cliente leva dois produtos (ou mais) e paga apenas por uma unidade; 

  • Cupons de desconto, que são promoções onde o cliente ganha algum desconto e tem um tempo determinado para usá-lo; 

  • Sorteios, que são as promoções onde o cliente ganha o direito de participar de um sorteio se gastar a partir de um valor pré-determinado em seu comércio. 

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Passo a passo para criar uma promoção 

Criar uma promoção em seu negócio vai ficar mais fácil seguindo esses passos. 

  1. Saiba o que seu público quer 

Entender as expectativas do seu público é importante para garantir que sua promoção será aproveitada por eles. Por isso, é importante pesquisar e entender o que seus clientes desejam. 

Você pode fazer isso observando as datas do ano — por exemplo, as pessoas passam a buscar presentes para seus pais no Dia dos Pais, então elas vão querer que você ofereça opções de presentes —, pesquisando a concorrência ou mesmo perguntando aos seus clientes pelas redes sociais, como Instagram e WhatsApp, ou diretamente a eles quando passarem pela sua loja. 

  1. Defina o objetivo da promoção 

Agora que você já sabe quais os principais tipos de promoção, fica mais fácil definir qual seu objetivo e qual promoção você fará para cumpri-lo. 

Se você quer esvaziar seu estoque, uma promoção pague um leve dois ou um desconto progressivo funcionam bem; se você quer vender muito em um curto período, a promoção relâmpago é uma ótima ideia. 

  1. Defina preços e condições 

Definir o preço de uma promoção depende dos seguintes fatores: custos que você teve com aquele produto ou serviço e custos de funcionamento do seu negócio; margem de lucro que você quer ter e, por fim, desconto que você vai dar para seu cliente. 

Um bom preço para uma promoção é aquele que, mesmo atraindo o público, não te deixa ter prejuízos financeiros e ainda cumpre o objetivo que você estabeleceu para ela. Sempre se lembre disso ao fazer uma promoção. 

  1. Defina onde você irá divulgar a promoção 

Não adianta fazer uma promoção que não é conhecida pelo público. Por isso, ao criar uma, se certifique de que irá divulgá-la para seus clientes nos canais que você tem. Vale no status do WhatsApp, no Instagram, ou até mesmo distribuindo panfletos: quanto mais pessoas souberem da promoção, melhor. 

  1. Coloque sua promoção em prática! 

Agora que você já tem todas as etapas prontas, é hora de colocar sua promoção em prática! Como você viu, é preciso começar a planejá-la com antecedência para garantir que tudo vai sair como esperado e estar pronto quando você começar a divulgação. 

Enquanto a campanha de promoção durar, vale reforçar a divulgação com seus clientes e até mesmo oferecer brindes para quem indicar seu negócio para conhecidos: isso ajuda na divulgação. 

Agora que você sabe como fazer uma promoção, que tal aprender a tirar boas fotos dos seus produtos e serviços para anunciar ela nas redes sociais? Aprenda como tirar fotos para o Instagram do seu negócio em nosso artigo no blog do Prospera! 

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