Para facilitar a internacionalização de uma empresa, muitos empreendedores se interessam em abrir uma conta bancária no exterior para pessoa jurídica. Em alguns casos, também é necessário ter ao menos uma conta voltada para pessoa física no país em questão.
Mesmo se o idioma não for um problema, concluir o processo pode ser um desafio, especialmente se o titular da conta estiver em outro país, sem disponibilidade para ir pessoalmente a uma agência do banco.
Por isso, neste artigo, iremos te ajudar a entender como este processo funciona e quais são os requisitos para a abertura. Confira os tópicos disponíveis:
-
Como funciona a abertura
-
Quais os documentos necessários
-
Como facilitar o processo
-
Conta Internacional Santander
-
Abrir conta no Brasil estando no exterior
Como funciona a abertura de uma conta bancária no exterior?
A resposta varia de acordo com o país e a instituição bancária que você escolher. Porém, de modo geral, não é preciso ser cidadão para abrir uma conta como estrangeiro — trata-se das chamadas contas bancárias não residentes.
Este tipo de conta, no entanto, pode trazer limitações de acesso a linhas de crédito, opções de investimento e outros produtos que podem ser úteis para o crescimento da sua empresa a longo prazo. Para evitar problemas futuros, vale a pena analisar com cuidado as possibilidades que o banco oferece nessa modalidade e entender se elas satisfazem suas necessidades.
Alguns países exigem que o negócio esteja registrado localmente para a abertura de uma conta empresarial, como o Reino Unido, por exemplo. Para concluir o processo, é necessário providenciar esse registro antes da abertura da conta, o que pode levar alguns dias. Por esta razão, é muito importante se programar e se atentar aos prazos em cada caso.
Em muitos bancos, dentro e fora do país, pode ser preciso comparecer à agência. Porém, já existem bancos modernos que permitem a abertura de conta remotamente, às vezes até com entrevista em videoconferência.
Quais são os documentos necessários para abrir uma conta bancária no exterior?
Como dito anteriormente, a exigência de documentos para abertura de conta varia de acordo com o país e, principalmente, com o banco. Mas vale a pena destacar quais são os mais importantes quando se trata deste procedimento:
-
Cópia autenticada do passaporte;
-
Cópia recente de comprovante de endereço no país destino – no caso de contas residentes. Para contas não residentes, serão solicitados documentos do país de origem;
-
Cópia de comprovante de renda ou de faturamento;
-
No caso de pessoa jurídica, documentos de formação da empresa, como CNPJ, Estatuto de Sociedade e outros – de acordo com regras do país destino;
-
Referência de um banco no país de origem, de quem a empresa ou pessoa seja cliente;
-
Plano de negócio formalizado da empresa.
Em muitos casos, os documentos podem ser digitalizados e enviados eletronicamente, mas existem bancos que pedem uma cópia física.
Como facilitar a abertura de conta bancária no exterior?
A forma mais eficiente de abrir uma conta bancária no exterior é contar com o suporte de um agente autorizado, que já conheça os trâmites do país e tenha credibilidade com o banco, a fim de facilitar a aprovação.
No Santander, existe o International Desk, uma área especializada em auxiliar os seus clientes em todo o processo de internacionalização, incluindo apoio a abertura de conta à distância, por meio de sua rede de relacionamento com bancos nos principais mercados mundiais.
Conta internacional Santander
Se você chegou até aqui, provavelmente, garantir o sucesso da sua empresa internacionalmente é o seu objetivo. Por isso, indicamos a Conta Internacional Santander, que atua com as moedas dólar e euro.
Esta é uma boa opção para facilitar o seu controle de caixa no exterior, além de melhorar a sua gestão de recebimentos e pagamentos de importações e exportações. Para conferir mais informações, acesse o site.
É possível abrir conta no Brasil estando no exterior?
Assim como muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a abertura de conta no exterior estando no Brasil, o contrário também pode ser uma questão.
Nesse caso, há a possibilidade de abrir uma conta para domiciliado no exterior (CDE), exclusiva para não residentes no país. Esta opção permite que o usuário, seja ele pessoa física ou jurídica, faça movimentações e realize operações como transferências, financiamentos e até mesmo investimentos.
Atualmente, existem instituições bancárias que realizam a abertura de forma digital.
Fique por dentro do mercado internacional
No Programa Avançar, temos diversos cursos gratuitos e com certificado para ajudar sua empresa a crescer. Em especial, um deles ensina as principais informações sobre o mercado internacional e como importar e exportar. Confira e faça o seu cadastro!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
• Certificado de MEI
>> Abra a sua conta MEI <<