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Guia rápido de como abrir uma franquia – Parte 2




No artigo anterior desta série, tratamos um pouco sobre o que significa ser um franqueador e como definir o melhor perfil de franquia para investimento.

Agora vamos falar um pouco sobre os detalhes e tipos de exigências que podem estar descritos em um contrato com o franqueador.

 

Demonstrar interesse em uma franquia

Seja nas feiras especializadas, em órgãos que trabalhem com esse assunto ou mesmo em contato direto com as marcas, é necessário oficializar de alguma forma seu interesse em abrir uma franquia de determinada marca.

Essa formalização pode acontecer por meio de cadastros bastante completos na internet. Por isso, é interessante citar que, principalmente em franquias maiores e já consolidadas, existe uma contrapartida do franqueador.

A marca analisa o seu perfil, seus dados, interesses e previsões relacionadas ao negócio. Esse contato inicial é fundamental para o andamento no interesse no produto – uma eventual análise negativa por parte da empresa pode ser um sinal de que seu estilo não se adequaria à proposta.

 

O que a marca pode exigir do franqueado

São diversos os pontos que devem ser analisados nessa etapa. A marca vai definir de forma clara, por meio de um documento relacionado à franquia, quais são as exigências ligadas a essa relação comercial.

Essas serão as premissas que vão legitimar o relacionamento com a marca já estabelecida. Regras que deverão ser cumpridas à risca pois, ao menos teoricamente, compõe o pacote que fez dessa franquia um sucesso.

Dentre esses pontos estarão, certamente, o investimento financeiro.

Quais serão os valores envolvidos? E para quais finalidades eles serão destinados – por exemplo, para fins de royalties.

 

Padrões e treinamento

Ao concordar com o contrato que estabelece a abertura de uma franquia, é fundamental que o franqueado saiba que ele estará sujeito aos padrões estabelecidos pela marca.

Visual, estrutura e procedimentos internos devem ser contemplados na hora de investir no negócio.

Por outro lado, a empresa deve ser capaz de transmitir todos esses conhecimentos por meio de treinamentos e manuais.

É fundamental ter toda a assistência do franqueador para que o negócio prossiga em um ritmo eficiente e lucrativo.


Na terceira e última parte desta série, vamos falar de aspectos mais práticos da instalação de sua franquia.


Veja as outras duas partes do guia rápido de como abrir uma franquia – 
Parte 1 | Parte 3

 

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