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Agronegócio Gestão de Pessoas

13 características essenciais em funcionários e colaboradores

Em uma empresa, cada funcionário possui talentos e habilidades únicas que contribuem para a evolução do negócio. Entretanto, independentemente do cargo e função, existem características que são essenciais a todos os colaboradores de uma companhia. 

Neste artigo, o Programa Avançar se debruça sobre as habilidades que todos os funcionários precisam ter, para que você, gestor, saiba reconhecer os pontos fortes de cada um de seus colaboradores. Além de ajudarem em avaliações de desempenho, essas competências podem servir como um parâmetro para novas contratações. 

Se existe o funcionário perfeito, não é possível afirmar, mas profissionais eficientes certamente possuem as 10 características abaixo. Boa leitura!  

Quais são os pontos fortes de um colaborador?

Separamos 10 pontos fortes de um colaborador para você prestar atenção na hora de fazer contratações em seu negócio.

São eles:

1. Agilidade 

Um bom funcionário deve ser flexível e ágil na tomada de decisões: o colaborador precisa saber responder por suas funções de forma rápida e efetiva, sem comprometer o desempenho de sua equipe e empresa. A habilidade de finalizar tarefas de forma rápida é um dos fatores que contribuem para que o fluxo de trabalho seja produtivo e eficaz.  

2. Gentileza 

Gentileza é um dos fatores fundamentais relacionados ao comportamento de um bom profissional. O funcionário precisa ser educado com colegas e parceiros, estando sempre aberto para conversas ou para auxiliá-los com eventuais dúvidas. Ou seja, um bom colaborador se preocupa em manter boas relações com o próximo, não importa qual seja a sua influência ou experiência.  

3. Adaptabilidade 

O mundo dos negócios sempre passa por transformações, seja com o advento de novas tecnologias, rotatividade entre as áreas ou fatores externos que acabam influenciando em tarefas diferentes do habitual. Por isso, é essencial que um funcionário mostre resiliência às mudanças que acontecem ao longo da sua trajetória, se mostrando disposto a se adaptar a qualquer situação, especialmente aquelas que fogem da sua rotina. 

4. Comunicação 

Um bom colaborador sabe se comunicar de forma clara sobre qualquer assunto referente ao negócio. Além de ser transparente em seu posicionamento, é muito importante se mostrar interessado em ouvir o que o outro tem a dizer.  

Vale ressaltar que ter uma boa comunicação não significa que uma pessoa deve ser comunicativa e extrovertida, mas sim alguém que saiba conduzir uma conversa ou negociação de forma fluida. 

5. Trabalho em equipe  

Para que as metas de uma empresa sejam alcançadas, a colaboração entre os membros de cada equipe faz toda a diferença. Nesse sentido, é essencial que os profissionais entendam a importância de colaborar com os seus colegas para chegar a resultados satisfatórios, compartilhando informações quando necessário.  

Mesmo que cada colaborador tenha responsabilidades individuais a cumprir, a empatia deve prevalecer no ambiente de trabalho, já que todas as partes se empenham pelo sucesso do negócio como um todo. 

6. Iniciativa 

Ser proativo para dar opiniões e se posicionar é essencial para um bom funcionário. Além disso, quem tem disposição e determinação para participar e até mesmo conduzir mudanças e ações dentro de uma empresa mostra que está disposto a colaborar com a evolução do negócio. 

7. Responsabilidade 

De nada adianta ter um funcionário com diversas habilidades, mas incapaz de cumprir suas entregas mais urgentes. Um bom colaborador deve saber priorizar suas obrigações e ter noção de suas capacidades para aceitar apenas as tarefas possíveis de serem cumpridas no prazo com a qualidade exigida.  

8. Curiosidade 

Uma pessoa curiosa é aquela que sempre está disposta a descobrir como as coisas funcionam para aprender mais sobre diversos assuntos.  

Para pensar fora da caixa e ter ideias disruptivas, a curiosidade é fundamental. Colaboradores com esta característica estão sempre dispostos a encontrar e conhecer diferentes maneiras de realizar suas funções, contribuindo com o desenvolvimento da sua empresa. 

9. Flexibilidade 

Assim como as empresas devem se tornar cada vez mais maleáveis, um bom funcionário também precisa se flexibilizar para de agir forma personalizada em situações específicas. Caso a sua empresa passe por um reposicionamento de marca, por exemplo, esta característica ajudará a tornar a transição mais leve e produtiva.  

10. Competitividade 

Um bom colaborador não é competitivo com seus colegas, mas sim com seus concorrentes. Competitividade é uma característica positiva, desde que o profissional a utilize para criar ações e iniciativas de acordo com o posicionamento da concorrência no mercado, sempre pensando no desenvolvimento da organização. 

11. Bom relacionamento com colegas de profissão e pessoas com quem irá conviver

Tão importante quanto trabalhar bem em equipe é se esforçar para manter um bom relacionamento com os colegas de profissão. Dessa forma, é possível ter um ambiente de trabalho sempre agradável para todos que fazem parte dele.

12. Facilidade com as políticas e regras da empresa

As políticas e as regras da empresa foram elaboradas não apenas para garantir que o local de trabalho tenha sua própria cultura organizacional, mas também para que os colaboradores tenham segurança dentro desse ambiente, tanto física, quanto de dados.

Encontrar um colaborador que tenha facilidade em cumprir as políticas e regras da empresa é importante para evitar problemas não apenas com a segurança da empresa, mas também com a do ambiente de trabalho e dos demais colaboradores. Por isso, uma das qualidades de um bom funcionário é a compreensão das regras da empresa.

13. Saber impor limites 

Um colaborador que conhece e sabe impor seus limites é fundamental para qualquer ambiente de trabalho. Esse trabalhador, além de conseguir evitar problemas como burn out, é aquele que vai te mostrar quando o trabalho está mais pesado do que o esperado para todos os funcionários.

Portanto, saber impor limites é uma característica forte em todo colaborador.

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