Busca
Agronegócio Gestão Financeira

BPO Financeiro: Descubra o que é, quanto custa e como funciona

Pessoa mexendo em uma calculadora em uma mesa cheia de papeis com gráficos financeiros.

O que você precisa saber: 

  • BPO Financeiro é a terceirização dos serviços financeiros do seu negócio; 

  • Entre suas funções estão a gestão do fluxo de caixa e a emissão de notas fiscais; 

  • O valor para contratar um BPO Financeiro varia de acordo com o tamanho da empresa e os serviços contratados. 

Você já ouviu falar do BPO Financeiro? Se você tem uma empresa, mas não consegue cuidar de todos os processos e áreas que fazem parte dela, essa solução pode ser exatamente o que você precisa. 

O BPO Financeiro é contratado para lidar com as questões relacionadas às finanças e permite que você se dê atenção total para outras áreas do seu negócio, como as vendas e atendimento. 

Nesse artigo, nós do Avançar vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o BPO Financeiro. Continue lendo! 

O que é BPO Financeiro? 

Em inglês, a sigla BPO significa Business Process Outsourcing – em livre tradução, “terceirização de processos de negócios”. Ou seja, o BPO Financeiro é uma empresa terceirizada que você contrata para cuidar da parte financeira do seu negócio. 

A principal responsabilidade do BPO Financeiro é cuidar de toda a rotina financeira da empresa, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas ligadas às finanças e, consequentemente, ao crescimento do negócio. 

O que faz um BPO Financeiro? 

O BPO financeiro cuida das atividades financeiras da empresa que o contrata. 

Desde cobranças e elaboração do fluxo de caixa até o planejamento de orçamento, tudo é responsabilidade do BPO Financeiro. 

Para que serve o BPO Financeiro? 

No geral, o BPO Financeiro contribui para que o tempo investido em rotinas financeiras e contábeis e as chances de erros cometidos nelas sejam menores. Além disso, com relatórios financeiros completos, fica mais fácil tomar decisões seguras e direcionadas para a expansão da empresa. 

Para micro e pequenos negócios, o BPO Financeiro é uma maneira de conseguir cuidar da rotina financeira sem deixar de focar nas atividades da empresa. 

Qual a diferença entre BPO Financeiro, Assessoria e Consultoria? 

O BPO Financeiro não é uma assessoria e nem uma consultoria financeira. Porém, é comum ter dúvidas sobre essas diferenças, já que esses serviços podem ser vistos como semelhantes. 

A assessoria financeira é voltada para empresas que já tiveram um problema identificado e precisam de um profissional para solucioná-lo. Ela é vista como uma ajuda técnica e geralmente é utilizada em projetos únicos, acompanhando desde o processo de implementação até a conclusão. 

Já a consultoria financeira funciona como um aconselhamento para a tomada de decisões. Ela é indicada para empresas que precisam de ajuda para identificar problemas e alcançar resultados. 

Por fim, o BPO Financeiro é responsável por cuidar das rotinas financeiras da empresa, otimizando os processos e permitindo que o empresário priorize outras atividades. 

Quais as vantagens de ter um BPO Financeiro? 

Ter um BPO Financeiro para seu negócio traz diversas vantagens, como: 

  • Diminuir erros financeiros, trazendo mais segurança para as decisões; 

  • Melhorar a gestão financeira; 

  • Otimizar processos financeiros; 

  • Permitir o planejamento estratégico do negócio; 

  • Utilizar ferramentas e sistemas apropriados para gestão de finanças; 

  • Ter profissionais especializados em finanças na empresa; 

  • Ter suporte legal não apenas em questões financeiras, mas também em administrativas, tributárias e na gestão de pessoas. 

Quais os serviços feitos por um BPO Financeiro?

Por ser responsável pela gestão financeira da empresa, os serviços feitos pelo BPO Financeiro dependem das características de cada negócio. Por isso, é necessário analisar os aspectos do seu negócio antes de adquirir esse serviço. 

Porém, no geral, os serviços oferecidos pelo BPO Financeiro são: 

  • Conciliação das entradas e saídas diárias da empresa; 

  • Lançamento de contas a pagar na plataforma de gestão financeira; 

  • Gerenciamento e agendamento de contas a pagar; 

  • Emissão de notas fiscais e boletos; 

  • Elaboração e atualização do fluxo de caixa; 

  • Gestão fiscal e tributária; 

  • Gestão de documentos e relatórios contábeis; 

  • Gestão de indicadores de desempenho; 

  • Análise de crédito. 

Curso Gratuito de Fluxo de Caixa com Certificado - Programa Avançar

Quanto custa contratar um BPO Financeiro? 

O valor para contratar um BPO Financeiro depende de uma série de fatores, que vão desde o tamanho da empresa contratante até os serviços que serão prestados pelo BPO.  

Ou seja, dependendo desses fatores, contratar um BPO Financeiro pode custar a partir de R$500. 

Quais cuidados devo ter antes de contratar um BPO Financeiro na minha empresa? 

O principal cuidado a se tomar ao contratar um BPO Financeiro é com a segurança da empresa. É importante sempre se lembrar que o BPO é um serviço terceirizado e, por isso, deve passar por procedimentos que garantam a segurança do seu negócio, dos dados e dos valores em conta. 

Além disso, é necessário criar um sistema de comunicação efetivo com os funcionários que são parte do BPO, com processos claros e bem documentados. 

Como decidir se vale a pena contratar um BPO Financeiro? 

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre um BPO Financeiro, você deve estar se perguntando como você pode decidir se vale a pena contratar um para sua empresa. 

A melhor maneira para isso é fazer uma análise de custo-benefício, calculando o que custa mais para ser contratado dentro de um certo período. 

Por exemplo, você pode colocar na balança e ver quais são as vantagens e desvantagens de contratar um funcionário para a área financeira, estruturar uma área de gestão financeira ou contratar o BPO no período de um ano. 

Tendo essa comparação em mãos, fica mais fácil decidir se vale a pena contratar um BPO Financeiro, ou seja, terceirizar a área de gestão financeira ou criar essa área na sua empresa. 

Ao que se atentar para contratar um BPO Financeiro? 

Existem alguns pontos que devem ser considerados na hora de contratar um BPO Financeiro para garantir, além de um bom serviço, a segurança dos dados e do dinheiro da sua empresa. 

Por isso, ao pesquisar uma empresa para se tornar seu BPO Financeiro, considere sua credibilidade, reputação e indicações de empresários que já utilizaram seus serviços, o contrato estabelecido por ela e os serviços oferecidos, assim como o plano de ação que será colocado em prática dentro do seu negócio. 

E lembre-se sempre que, muitas vezes, o barato sai caro, então, não dê preferência ao BPO que custar menos e sim ao que te oferecer mais qualidade. 

O BPO Financeiro deve andar junto com a sua educação financeira! Para te ajudar com isso, faça o curso de Educação Financeira do Avançar – é gratuito e você ainda ganha um certificado ao concluí-lo. 

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5450

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.