Busca
Agronegócio Gestão Financeira

O que é a Antecipação de Recebíveis e como ela pode ajudar o seu negócio

Você costuma fazer vendas parceladas no seu pequeno negócio? Tem muitos clientes que pagam com cartão de crédito?  Se respondeu sim a uma dessas questões, saiba que, em caso de necessidade, você pode receber o dinheiro dessas transações de forma adiantada. Os “recebíveis”, como são chamados estes valores que ainda serão recebidos, também podem servir como garantia para empréstimos com taxas mais vantajosas para a sua empresa.

O que é a Antecipação de Recebíveis?

Em uma explicação simplificada, a Antecipação de Recebíveis é uma forma de adiantar o recebimento de valores que só entrariam em caixa mais tarde. Ou seja, por meio dessa operação, é possível receber o dinheiro de vendas a prazo ou parceladas feitas com cartão de crédito, duplicadas, cheques pré-datados ou carnês.

Você ainda pode contratar a Antecipação Automática, onde diariamente receberá todas as suas vendas realizadas no crédito à vista e parcelado. É ideal para quem busca comodidade, em ter suas vendas antecipadas todos os dias de forma automática.

Quando usar a Antecipação de Recebíveis?

Através da Antecipação Automática, você pode centralizar o fluxo das suas vendas com recebimento em 1 dia útil, ou seja, todas as suas vendas à vista e parceladas serão antecipadas todos os dias.

A antecipação é uma saída para correção do fluxo de caixa. Ou seja, quando a empresa não dispõe de recurso suficiente para manter os custos diários. Em situações como essa, a antecipação serve para cobrir as despesas urgentes e evitar que haja interrupção da produção ou atraso no pagamento de fornecedores e funcionários.

A antecipação também pode viabilizar o atendimento de grandes demandas inesperadas. Por exemplo, imagine uma microempreendedora que trabalhe com produtos artesanais e que recebeu o pedido de uma empresa para fazer, como brinde de final de ano para seus clientes, kits de sabonete e aromatizador de ambiente. Ao negociar, a microempreendedora aceitou que o pagamento fosse feito após 45 dias da entrega.

No entanto, ela precisará de dinheiro imediato para a compra das matérias-primas. Ela pode, então, antecipar parte das vendas parceladas já realizadas e, assim, viabilizar a compra dos materiais necessários para a produção.

Quem oferece?

O Santander tem diversas opções de antecipação de recebíveis. Clientes Santander com Getnet podem solicitar a antecipação no Internet Banking Empresarial, App Santander Empresas, App Getnet, diretamente pela máquina Getnet, com o seu gerente de relacionamento ou Centrais de Atendimento Santander e Getnet.

Qual a diferença entre a antecipação de recebíveis e o empréstimo comum?

No empréstimo, você recebe o valor solicitado e irá devolver o total com juros combinados. Na antecipação, você recebe o valor que solicitou descontado da taxa cobrada pela operação e não precisa fazer mais nenhum pagamento. A instituição que fez a operação irá receber o valor posteriormente (quando a duplicata for descontada; o cheque pré-datado depositado; o administrador do cartão realiza o repasse etc.). É como se você transferisse o direito a receber estes valores para a instituição financeira que lhe antecipou os valores. 
A grande vantagem é que, por ser uma operação de menor risco (afinal, há a previsão de pagamento), as taxas de antecipação de recebíveis geralmente são bem mais atrativas do que as do empréstimo comum. Além disso, a contratação costuma ser mais simples e rápida, e a disponibilidade do dinheiro em conta é imediata após a aprovação da transação.

O que é a operação de crédito com garantia de recebíveis de cartões?

É um tipo de empréstimo concedido tendo como base o histórico de recebimento e a previsão daquilo que sua empresa irá receber no futuro. A instituição financeira analisa seu histórico de vendas e considera sua capacidade de pagamento para definir o valor máximo que irá lhe emprestar. A partir daí, você deverá devolver o dinheiro emprestado com os juros combinados. Em caso de inadimplência, os recebíveis futuros serão usados para amortizar a dívida. 

Que cuidado é preciso ter com relação à antecipação de recebíveis?

A antecipação é uma solução rápida, mais barata e simples para obter o equilíbrio do fluxo de caixa. Em diversas instituições, ainda é possível contratar a antecipação automática dos recebíveis. Nessa opção, a empresa faz a adesão ao serviço uma única vez e a antecipação da agenda futura é feita diariamente de forma automática, com toda a comodidade.

Apesar de todos os benefícios, se a todo momento você precisa antecipar seus recebimentos e esse fluxo não é suficiente para cobrir seu fluxo de caixa, vale analisar o que está causando este desequilíbrio e procurar resolver. Algo que pode ajudar é renegociar, com fornecedores, o prazo de pagamento. 

Quer saber tudo sobre meios de pagamento e descobrir quais as melhores opções para oferecer aos seus clientes?

Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar e confira nosso curso online sobre as diferentes modalidades de pagamento.
 

Post ID: | Current Page ID: 2606

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.