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As respostas para 7 dúvidas comuns sobre RH

Foto: Envato Elements

Lidar com pessoas é uma tarefa complexa e que exige muita atenção. É comum que as dúvidas com relação ao RH e à Gestão de Pessoas surjam tanto no início de uma empresa, como quando ela já é bem-sucedida.

Diante disso, o Portal Santander Negócios & Empresas reuniu 7 perguntas que empreendedores e executivos costumam fazer sobre temas relacionados à área. Para responder, convidamos o especialista em Gestão de Pessoas e sócio da Alliance Coaching, Sílvio Celestino. Confira:

1. Como engajar meus colaboradores?
Os colaboradores são engajados por um comportamento íntegro e inspirador dos líderes e pelas regras que são seguidas de maneira clara e justa. Não é possível uma empresa pedir a sua equipe para cortar custos se os diretores fizerem o encontro anual em um resort de luxo. Outro exemplo é o anúncio do presidente da Argentina, Mauricio Macri, de que irá utilizar apenas hospitais públicos enquanto estiver no poder. Isso é inspirador e justo. Portanto, quanto mais íntegros forem os líderes em relação às regras da empresa, mais engajados os funcionários estarão.

2. Qual é a melhor forma de realizar um processo de recrutamento eficiente?
A empresa precisa utilizar os melhores métodos para isso. Nesse sentido, é importante que a definição das vagas seja feita por uma equipe que envolva o administrador da área e o departamento de recursos humanos. Para os cargos mais altos, pode ser interessante ter o auxílio de companhias especializadas.

É fundamental que, após a seleção feita pelo RH, o gestor também se prepare para entrevistar os candidatos. Se ele seleciona mal, não terá colaboradores capazes de serem desenvolvidos e, portanto, no longo prazo, poderão ser mal avaliados e demitidos.

3. Como avaliar se o candidato se adequa perfeitamente à vaga?
O gestor deve focar em questões complementares ao trabalho do RH, que envolvam quatro pontos fundamentais: primeiro, se o candidato possui a inteligência necessária para trabalhar na área, ou seja, se é capaz de compreender os problemas inerentes ao setor e endereçá-los apropriadamente. Em segundo lugar, se ele tem habilidades extras, por exemplo, uma boa oratória. Em terceiro, o gestor deve observar se o candidato possui condições de assumir responsabilidades. E, por último, verificar se ele está mais preocupado em conseguir o emprego do que em fazer a empresa ser vitoriosa. O gestor deve observar se a pessoa tem, de fato, um desejo genuíno de contribuir para isso.

4. Qual é a forma ideal de dar um feedback?
Com metodologia e individualmente. Sempre que alguém faz algo que não cumpre os propósitos da empresa ou do departamento deve receber o feedback a fim de interromper o comportamento e evitar repeti- lo. Entretanto, isso deve ser feito com todo o respeito possível e uma metodologia para assegurar que o gerente não esteja cometendo assédio moral. Se o gestor puder ser treinado em um curso específico, ele terá melhores ferramentas para fazê-lo.

É fundamental que o gestor tenha em mente que o seu papel é formar novos líderes e o feedback é uma ferramenta essencial para possibilitar isso.

5. Home office é vantajoso para a organização?
Existem vantagens e desvantagens. O home office diminui os custos relacionados à energia e à água. Para o funcionário, há o ganho de tempo devido à ausência de deslocamento.

Entretanto, esses fatores somente são vantajosos se a sua tarefa pode ser executada perfeitamente e se ele pode trabalhar com sinergia. Um ponto fundamental é que a companhia terá maior dificuldades para avaliar se o colaborador está seguindo as regras de governança.

6. Como lidar com um colaborador integrante da Geração Y?
Com o mesmo respeito com que todos são tratados. Você deve observar as diferenças de cada indivíduo, independentemente de qualquer fator, compreendê-lo e auxiliá-lo a integrar-se à cultura da empresa, para que ele possa contribuir com sua estratégia. Devemos aproveitar o que as pessoas dessa geração possuem de diferenciais: qualidade, velocidade, domínio tecnológico, trabalho em equipe, colaboração e interesse por causas sociais. Além disso, ajudá-los a desenvolver competências fundamentais para seu futuro, como, maturidade, domínio emocional, equilíbrio de resultados, foco, entre outras.

7. Como avaliar a satisfação da minha equipe?
A empresa deve utilizar métodos que vão desde formulários de satisfação até pesquisas sobre clima organizacional e cultura. Mas, acima de tudo, os líderes precisam ter interesse em observar o comportamento dos funcionários, seus semblantes, níveis de estresse e qualquer indicador que possa alertá-los de que algo vai mal. Pessoas não podem ser analisadas somente por números e relatórios. O bom gestor caminha pela companhia e conversa com todas as pessoas, para saber, realmente, como anda a satisfação.

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