Um dos grandes desafios das empresas atualmente é encontrar líderes eficientes em harmonia com os seus projetos e que sejam capazes de delegar tarefas e exercer influência. Por isso, muitas instituições preferem desenvolver seu próprio sistema de capacitação para a formação de líderes.
Listamos abaixo quatro principais passos e dicas para encontrar, avaliar e preparar os próximos gestores da sua empresa. Confira!
1. Identifique funcionários potenciais
O primeiro passo para transformar colaboradores em líderes é a identificação do potencial dos envolvidos. É um trabalho que precisa de muita atenção e acompanhamento, mas que pode render bons frutos. Para isso, alguns quesitos merecem ser avaliados. Entre eles:
- os resultados obtidos pelo funcionário;
- o nível de proatividade;
- a habilidade de comunicação com colegas e superiores;
- a capacidade de influenciar outras pessoas;
- o compromisso com a operação e empresa.
Detectado um possível líder, é recomendado identificar se ele tem interesse na função. Só assim é possível avançar para os próximos passos.
2. Avalie o grau de confiabilidade
Conhecer os candidatos e seu trabalho não é suficiente. É preciso que esse colaborador saiba resolver problemas de forma condizente com a política da instituição. Por isso mesmo, o grau de confiabilidade é um fator que deve ser analisado antes de começar a investir na formação do novo gestor. Avalie se ele sabe trabalhar em grupo, se os outros funcionários o tem em consideração e se ele respeita as normas e os códigos da empresa.
3. Defina o plano de carreira
Os candidatos precisam ser ouvidos, pois os seus anseios devem estar de acordo com os interesses da organização. Dessa forma, é possível desenvolver um plano que faz sentido tanto para o profissional quanto para a empresa.
4. Invista na formação
Empresas que desenvolvem planos de carreira para os funcionários têm mais chances de contar com quadro de profissionais motivados e preparados para exercer as vagas de liderança.
Por isso, planeje ações de treinamento para cada função ou setor da instituição, incentive a participação em palestras, cursos, workshops e especializações. Ofereça o necessário para o desenvolvimento deles e para que estejam preparados para a função.
Como você percebeu, existem várias formas de encontrar um gestor para a sua empresa. Contudo, investir no desenvolvimento de candidatos dentro da própria instituição é uma grande vantagem. Essa prática diminui a possibilidade de erro na contratação, além de aumentar a produtividade e a motivação do quadro funcional.
Agora que você já entende um pouco mais sobre formação de líderes, que tal compartilhar o post nas suas redes sociais e ajudar outras pessoas a também entenderem sobre o assunto?