Não adianta fingir que eles não existem. Uma hora ou outra você terá que encarar de frente as cobranças de impostos sobre o seu negócio e fazer planos para incluir os gastos de forma sustentável no orçamento. Caso contrário, você pode deixar suas finanças em uma situação perigosa.
A seguir, confira uma lista de 3 estratégias para pagamento de impostos que você pode aplicar na sua empresa:
1. Faça as contas e analise o cenário
Na hora de, por exemplo, declarar o imposto de renda da sua empresa, liste as obrigações com calma e veja se existe alguma ação feita pela empresa que pode resultar no abatimento de valores do imposto, como por exemplo investimento em iniciativas culturais, esportivas ou auxílio a ONGs. Também é importante conferir os valores dos impostos em geral, para saber se não houve nenhum tipo de cobrança indevida.
2. Negocie suas dívidas
Caso esteja com impostos atrasados, procure a ajuda de um advogado para negociar a dívida e tentar um parcelamento do valor tributário que está devendo à União. Não deixe que o problema vire uma bola de neve.
3. Planeje o gasto com tributação
Uma vez que você sabe quanto deve e quanto terá que pagar em um futuro próximo, é possível planejar os gastos. Em alguns casos, você pode fazer acordos para pagamento prolongado das dívidas a parcelas menores.