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Como evitar brigas no ambiente de trabalho

A rotina diária do escritório certamente tem seus momentos mais tensos. Pensando nessas horas mais delicadas, é muito importante entender que um ambiente de paz no trabalho tende a favorecer o bom andamento e a produtividade.

Este artigo reúne algumas precauções e práticas que podem ser eficientes para evitar o stress desnecessário, discussões e brigas no ambiente de trabalho.

Selecionamos 5 práticas para evitá-las.

 

1. Avalie seu comportamento

Antes de julgar qualquer atitude de alguém da sua equipe ou colega de função, é muito importante realizar um exercício de auto-avaliação. Será que você não é parte do problema? Algumas ações impensadas, tomadas no calor da emoção, podem comprometer todo o setor e gerar aquela confusão.

Se no dia a dia você é a pessoa mais calma, que está sempre por fora das discussões, pode ser possível ajudar a identificar as possíveis situações de conflito.

 

2. Compreensão e empatia

Parece difícil, mas é muito importante ter e divulgar a importância da paciência no bom andamento das atividades. É preciso muita compreensão e, também, empatia para diminuir as brigas no ambiente de trabalho.

Veja só que interessante: uma das definições da palavra empatia é, justamente, a capacidade de sentir o que sentiria uma outra pessoa, vivendo a mesma situação que ela está vivenciando. Pense nisso.

 

3. Distancie as questões pessoais

No local onde se trabalha, sempre que possível, é importante manter o foco nas questões estritamente profissionais.

Obviamente, como estamos falando de seres humanos, não é preciso vivenciar um ambiente robótico. No entanto, ao trazer pontos de vista e questões pessoais para a mesa do trabalho, sempre há risco de discussões.

 

4. Evite assuntos externos e polêmicos

Se a própria natureza da atividade já pode trazer a tensão suficiente para o dia a dia, temáticas como time de futebol e opiniões políticas podem causar brigas. Reserve essas abordagens para os horários de lazer, como o almoço, etc. No entanto, ainda assim, são pautas delicadas que, às vezes, podem ter consequências mais espinhosas.

 

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5. Procure um superior

Se mesmo com todas as boas práticas possíveis, as discussões continuam acontecendo, é necessário direcionar esse problema a outros níveis.

Caso você não seja o proprietário da empresa – ou o responsável pelas decisões executivas –, leve a questão a um superior imediato. É essencial tomar atitudes para amenizar ou contornar por completo essa situação.


 

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