Foto: Envato Elements
O call to action é um dos elementos mais importantes do marketing digital. Ele pode ser traduzido como “chamada para ação” e é conhecido pela sigla CTA. Ele deve estar presente nos posts das redes sociais, anúncios, e-mail marketing, enfim em todos os momentos de divulgação do seu pequeno negócio, afinal, é ele quem “convida” seu cliente a tomar a decisão que você deseja. Confira o que você precisa saber para criar um bom CTA e aumentar suas conversões:
O que é um call to action
É qualquer chamada – de texto ou visual – que desperte atenção do leitor para que ele realize uma determinada ação, como, por exemplo: ir para sua loja virtual, realizar uma compra, fazer um cadastro para receber uma newsletter, pedir um orçamento, ler um post no blog etc. Geralmente, os CTAs são formados por poucas palavras, para destacar a ação desejada, e são apresentados como um link ou um botão que aparece em destaque. Além disso, usa termos no imperativo como “clique”, “acesse”, “saiba mais”.
Exemplos de Call to Action
Para convidar o leitor a acessar o texto do seu marketing de conteúdo:
- Leia mais
- Saiba mais
- Descubra mais
- Fique por dentro
- Conheça
- Faça o download
Não se esqueça que o CTA deve estar presente também no texto do marketing de conteúdo, gerando alguma ação. Pode ser algo diretamente relacionado ao que foi tratado no artigo (e nesse caso o CTA pode ser mais longo) ou um convite para assinatura da newsletter ou compartilhamento:
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Para promoções:
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Para contato pré-venda:
- Agende agora uma visita
- Solicite um orçamento
- Teste grátis por um mês
Para direcionar para a compra em um e-commerce:
- Adicione ao carrinho
- Compre agora
- Adicione em sua lista de desejos
De acordo com o perfil do seu público, você pode, também, usar CTAs mais informais, como, por exemplo:
- Eu quero!
- Não vou ficar de fora!
- Sim, quero aproveitar!
Onde incluir o CTA
O call to action deve ser a última parte do conteúdo apresentado. Tenha em mente que o leitor precisa passar por quatro etapas para que sua comunicação gere engajamento e isso é válido até mesmo para conteúdos diretos e curtos, como um post em rede social. A primeira etapa é a atenção; quando o visitante resolve ler o post. A segunda fase é a do interesse, quando ele julga se aquilo lhe interessa ou não. Depois, ele precisa desejar consumir o produto ou saber mais sobre o tema. O CTA é a quarta etapa, quando ele está pronto para realizar a ação indicada.
Além disso, o call to action precisa aparecer em destaque, com cores contrastantes, uma fonte maior ou no formato de um “botão”. Não adianta seguir todas as etapas se o call to action ficar apagado.