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Se você ainda não gera conteúdo para seu público-alvo, provavelmente deve estar pensando em como faria isso a partir do que oferece em seu negócio. Nesse momento, afirmo: todas as empresas podem – E PRECISAM – oferecer conteúdo, inclusive a sua.
Hoje, consumidores encontram marcas e empresas por meio das redes sociais, portais e blogs. Portanto, é com esses canais que as empresas devem conquistar seus clientes: e o primeiro passo é ter isso em mente.
Quando um consumidor procura informações na internet, está buscando se aprofundar em determinado tema, mas com alguma fonte de credibilidade. Se a sua empresa trabalha com o que ele está pesquisando, pode oferecer as respostas por meio de um conteúdo interativo e de qualidade.
Ou seja, seu negócio não irá produzir conteúdo apenas sobre o que vende e fornece, e sim em como funciona sua produção, quem está por trás dela, como seus clientes utilizam seus serviços e produtos e como a pessoa que está lendo pode se beneficiar com eles. O texto precisa ser informativo e, ao mesmo tempo, chamar a atenção de potenciais consumidores para a empresa.
Para começar, é preciso saber que um conteúdo relevante é elaborado pensando no público-alvo que pretende atingir. Portanto, é necessário entender o que seus clientes buscam, quais são os principais problemas que enfrentam e quais canais mais utilizam para buscar informações.
Quem procura algo na internet, geralmente está buscando soluções. Por isso, o conteúdo sempre deve ser pensado de forma que responda às necessidades do público-alvo do negócio. É imprescindível que o conteúdo seja original, de autoria da empresa e com dados e fontes verdadeiras.
Na hora de pensar em temas que interessam o consumidor, é necessário sempre se colocar no lugar dele. O que ele, como cliente, gostaria de saber? Como associar as necessidades do público-alvo com algo em que você pode oferecer? Escolha assuntos baseados nas objeções e dores dos consumidores-alvo, mas sempre equilibrando temas e tipos de conteúdos diferentes: não aposte apenas em textos básicos, abuse da criatividade e de recursos audiovisuais.
Lembre-se de sempre divulgar os conteúdos nos canais de comunicação da empresa, com uma comunicação direcionada para cada público presente. Nas redes sociais, por exemplo, não invista em textos longos, e sim em chamadas curtas, que instiguem a curiosidade do consumidor em acessar seu portal.
Se a sua empresa começar a investir na geração de conteúdo, garanto que em pouco tempo você irá conseguir perceber que, além do relacionamento com os clientes melhorar, seus consumidores se tornarão mais fiéis à marca, chamando novos compradores e, consequentemente, aumentando o número de vendas. Que tal começar agora?