Negócios afetados pela sazonalidade precisam de estratégias eficientes para aproveitar oportunidades em épocas favoráveis e sobreviver nos momentos de baixa demanda.
De fato, o sucesso de uma empresa depende de planejamento, além de adaptabilidade às mais diversas situações. Se você é empreendedor e tem dúvidas de como lidar com a sazonalidade, este artigo foi feito especialmente para o seu caso. Boa leitura!
O que é sazonalidade?
O termo sazonalidade é utilizado para definir as variações de consumo que costumam ocorrer em datas específicas, influenciando os resultados de um negócio.
Vale ressaltar que a sazonalidade pode ser positiva ou negativa. Para que você entenda melhor como isso acontece, confira os exemplos abaixo:
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Hotéis localizados em pontos turísticos tendem a ter um aumento significativo de hóspedes nos meses de férias escolares. Nesse caso, trata-se de uma sazonalidade positiva;
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Em hotéis próximos à praia, é provável que o movimento caia drasticamente em épocas de baixas temperaturas. Dessa forma, temos a sazonalidade negativa, em que a empresa passa por uma redução significativa em suas vendas.
Quais eventos ocasionam sazonalidade?
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Datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Natal;
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Mudanças climáticas;
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Períodos de férias;
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Determinados períodos do mês. Ex: um supermercado pode perceber um aumento em suas vendas no início do calendário mensal, quando os consumidores costumam receber seus salários.
Como aumentar as vendas por meio da sazonalidade positiva?
Quando existem maiores oportunidades de vendas, a sua empresa deve estar preparada para garantir uma boa experiência aos clientes.
Identifique as datas que beneficiam o seu negócio
O primeiro passo para aproveitar a sazonalidade é avaliar quais comemorações trazem vantagens para os produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Uma loja de calçados femininos, por exemplo, terá mais procura em datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Após esta análise, marque essas datas no seu calendário com lembretes para planejar ações com antecedência.
Faça as mudanças necessárias
Em alguns casos, são necessários reforços para manter a qualidade do atendimento em períodos de alta demanda, seja expandindo a equipe ou ampliando os horários de funcionamento. Afinal, de nada adianta receber mais pessoas, mas não conseguir atendê-las de maneira eficiente.
Além disso, se você atua com a venda de produtos, se preocupe em manter o estoque abastecido durante o período.
Planeje ações especiais
Para superar a concorrência, é interessante surpreender o seu cliente com novidades atrativas, como lançamento de produtos, descontos progressivos ou cupons de desconto específicos para a data.
A divulgação online fará toda a diferença para o sucesso da sua estratégia. Por isso, utilize o poder das redes sociais e, se necessário, invista em tráfego pago para expandir seu alcance de público.
Como se preparar para a sazonalidade negativa?
Pensar estrategicamente e ser cauteloso com as finanças são ações fundamentais para evitar prejuízos.
Identifique as datas mais difíceis para o seu negócio
Assim como ocorre no caso da sazonalidade positiva, os períodos de diminuição de vendas também precisam ser planejados com antecedência. Por isso, comece identificando as datas mais difíceis para o seu faturamento com base no seu nicho e experiência.
Organize o seu fluxo de caixa
É muito importante se organizar para que o seu negócio possa sobreviver em momentos de baixa lucratividade. Para evitar problemas, você deve manter uma reserva financeira e só utilizá-la em casos extremos.
Nesta fase, também é válido identificar e cortar gastos desnecessários.
Faça promoções
Se a época não é favorável para as vendas, sua saída é tornar a compra mais vantajosa na visão do seu público-alvo por meio da diminuição de preços. Na prática, além de movimentar o seu caixa, você tem mais chance de evitar o acúmulo de estoque.
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