Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Gestão de negócios: Princípios básicos e a importância

pessoas em empresa fazendo gestão de negócios

Uma empresa não conquista bons resultados por acaso. Para que todos os processos funcionem de forma eficiente, a gestão de negócios faz toda a diferença.  

Se você deseja entender como este gerenciamento funciona e quais benefícios pode trazer para uma organização, este é o artigo certo para o seu caso. Boa leitura!  

O que é gestão de negócios?  

Gestão de negócios é uma área do conhecimento pertencente à administração de empresas. Na prática, sua principal função é garantir que as ações de um negócio fluam de acordo com o planejado, visando a concretização dos objetivos e metas de cada departamento.  

A gestão de negócios está presente em diversos setores de uma empresa, como financeiro, marketing, projetos, recursos humanos, entre outros. Na prática, este tipo de gerenciamento é desempenhado por profissionais em cargos de liderança, responsáveis por organizar e tomar decisões em seu campo de atuação.  

Quais são as vantagens da gestão de negócios?  

De fato, um bom gerenciamento é essencial para o crescimento de qualquer negócio. Empresas que negligenciam uma gestão estratégica estão expostas a diversos riscos, desde resultados insatisfatórios até crises financeiras. 

Pensando nisso, veja abaixo quais são os principais benefícios de priorizar a gestão de negócios na sua empresa.  

Redução de gastos 

Uma boa gestão financeira evita gastos desnecessários e busca pela redução de custos sem comprometer a qualidade dos processos.  

Maior produtividade 

Por meio da gestão de pessoas, é possível planejar ações internas de marketing para garantir a motivação dos colaboradores e, consequentemente, maior empenho em suas funções.  

Melhores resultados  

O objetivo da gestão de negócios é justamente melhorar os resultados da empresa no mercado. Para conquistar este sucesso, diversas ações estratégicas são implantadas e supervisionadas.  

Quais são os princípios da gestão de negócios?  

O conceito inclui princípios fundamentais que funcionam como um guia para que os gestores de cada área possam colaborar com o desenvolvimento da empresa de forma estratégica. Confira a seguir quais são os principais.  

Liderança 

O desempenho de uma equipe depende muito do suporte que cada profissional recebe. Enquanto um chefe exerce seu poder de forma autoritária, sem se preocupar com um ambiente saudável para seus funcionários, um líder sabe perfeitamente como motivar os integrantes do grupo, extraindo o melhor de cada colaborador e abrindo oportunidade para o diálogo a fim de superar qualquer obstáculo.  

Seguindo essa lógica, a liderança é um pilar importante para a gestão de negócios e pode contribuir com o crescimento da empresa a longo prazo.  

Aprimoramento de processos 

Não existe nada tão bom que não possa melhorar. Para continuar sempre inovando e se destacar da concorrência, a gestão da empresa deve buscar recursos e processos mais eficientes de forma constante — nesse caso, a união da tecnologia com o fator humano pode ser uma ótima aliada.  

Cliente como prioridade 

Uma das principais maneiras de medir o sucesso de uma empresa é por meio da satisfação de seus clientes. A gestão de negócios, portanto, serve para evitar e resolver qualquer insatisfação, com o objetivo de preservar a imagem da marca.  

Qual a relação entre gestão de negócios e empreendedorismo?  

O empreendedorismo consiste em aproveitar oportunidades no mundo dos negócios, tendo como foco a inovação. Na maioria das vezes, o termo é usado para se referir a profissionais que criam e conduzem uma empresa própria.  

Embora a criatividade seja um dos principais fatores que influenciam uma ideia, é necessário que ela se sustente ao longo do tempo. Neste momento, a gestão de negócios deve entrar em ação.  

Em outras palavras, todo empreendedor deve ter noções de gestão. Afinal, visando o crescimento do seu negócio, este profissional tende a realizar ou acompanhar inúmeras atividades relacionadas a este tipo de gerenciamento, como contratações, definição de regras internas, feedbacks e negociações. 

Curso para Empreendedores – Invista no seu negócio

O que estudar em gestão de negócios?  

Como mencionamos anteriormente, a gestão de negócios é estudada dentro do curso de administração. No entanto, para profissionais de outras áreas que buscam desenvolver habilidades de liderança ou gerenciar seu próprio negócio, há como se especializar no tema ou até mesmo estudá-lo por conta própria.   

Conheça os assuntos mais comuns abordados dentro da gestão de negócios:  

  • Estrutura organizacional 

  • Planejamento 

  • Marketing 

  • Economia 

  • Logística 

  • Gestão de processos 

  • Gestão de pessoas 

  • Gestão de recursos 

  • Logística 

  • Contabilidade 

  • Liderança 

  • Inovação 

Impulsione o seu negócio com o Programa Avançar 

Se você deseja expandir seus conhecimentos em empreendedorismo e gestão de negócios de forma gratuita, temos uma boa notícia! O Programa Avançar conta com diversos cursos online e com certificado sobre diversos temas que podem alavancar a sua carreira profissional. Inscreva-se já

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5737

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.