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Calendário comercial 2025: Principais datas para o varejo

A imagem apresenta um homem sentado em frente a um computador, com um calendário aparecendo na tela.

Você atua no varejo e tem o objetivo de vender mais? Nesse caso, se atentar às principais datas comerciais ao longo do ano é muito importante para criar estratégias eficientes com antecedência.  

A sazonalidade pode ajudar ou atrapalhar seu negócio — para conquistar resultados positivos, é necessário aproveitar as oportunidades que aparecem.  

Pensando nisso, nós do Programa Avançar preparamos um artigo especial sobre o calendário comercial de 2025, identificando as datas especiais de cada mês para facilitar o seu planejamento.  

Leia agora!  

Janeiro - Promoções e férias 

O mês de janeiro é marcado pelas férias escolares. Sendo assim, estabelecimentos voltados para produtos e serviços relacionados ao turismo, lazer e atividades para a família encontram oportunidades para se destacar.   

Se o movimento para o seu nicho costuma diminuir nesta época, aproveite para colocar produtos em desconto (especialmente se houver estoque remanescente das festas de fim de ano).  

Fevereiro - Volta às aulas e Dia de São Valentim  

Juntamente com a volta às aulas, um dos principais fatores que marcam fevereiro são as compras de materiais escolares.  

De fato, este mês costuma ser afetado pelos gastos relacionados às festas de fim de ano, além do acúmulo de novos custos no ano seguinte. Para evitar uma queda significativa em suas vendas, uma data para ficar de olho é o Dia de São Valentim, que será comemorado em 14 de fevereiro. Presentes românticos e itens personalizados têm potencial para alavancar as vendas do comércio neste período.   

O carnaval costuma ser o grande destaque deste mês, no entanto, em 2025, a data cairá em março. 

Março – Carnaval, Dia da Mulher e Dia do Consumidor  

Em 2025, o Carnaval será celebrado do dia 1 a 5 de março. Esta data marca o aumento de vendas em diversos segmentos, como fantasias, bebidas, maquiagens e até mesmo o turismo, já que muitas pessoas aproveitam o feriado prolongado para viajar.  

Já o Dia Internacional da Mulher, tradicionalmente comemorado no dia 8 de março, representa o aumento da busca por presentes como flores, chocolates e cosméticos. Sendo assim, se você comercializa produtos femininos, vale ficar de olho para promover ações para a data.  

Por último, mas não menos importante, o mês de março traz mais uma comemoração: o Dia do Consumidor, que será realizado no dia 15. Também conhecida como “Black Friday do primeiro semestre”, a data representa um bom momento para promover descontos em diversos nichos de produtos e serviços.  

Abril – Sexta-feira Santa e domingo de Páscoa  

Para o setor alimentício, a Sexta-feira Santa (18/04) e o domingo de Páscoa (20/04) trazem grande potencial de vendas. Confira os produtos que mais se destacam nestas datas: 

  • Bacalhau; 

  • Peixes em geral; 

  • Vinho; 

  • Ovos de Páscoa; 

  • Barras de chocolate. 

Se você atua neste ramo, não deixe de abastecer seu estoque com antecedência e criar divulgações atrativas para conquistar mais vendas.  

Maio – Dia das Mães 

Sem dúvida, o Dia das Mães é uma das comemorações mais importantes do ano para o varejo. Em 2025, a data será celebrada no dia 11 de maio — como de costume, trata-se do segundo domingo do mês.  

Vale ressaltar que maio também conta com duas outras celebrações que, dependendo do nicho do seu negócio, podem ser interessantes: o Dia Nacional do Turismo (08/05) e o Dia do Orgulho Nerd (25/05).  

Junho – Dia dos Namorados e São João  

Para este mês, a celebração mais esperada é o Dia dos Namorados, aumentando as vendas de uma infinidade de produtos, como flores, chocolates, roupas, acessórios, cestas comemorativas, quadros personalizados, entre outras opções.  

Para se destacar durante a data, os restaurantes também podem inovar investindo em experiências diferenciadas para casais, como decoração temática e pacotes personalizados. Em 2025, o dia 12 de junho cairá em uma quinta-feira.  

Além do Dia dos Namorados, junho é marcado pelas festas juninas, que agitam o mês com confraternizações, fantasias e comidas típicas. A comemoração do dia de São João será realizada em 24 de junho.  

Julho – Dia da Pizza, do Amigo e dos Avós  

O Dia da Pizza, comemorado em 10 de julho, representa boas oportunidades para que as pizzarias engajem seus clientes com o objetivo de vender mais durante a data, utilizando as redes sociais como aliadas.  

Este mês também é marcado por duas celebrações afetivas: Dia do Amigo (20 de julho) e Dia dos Avós (26 de julho). Nesse caso, é interessante mandar comunicações para os seus clientes com sugestões de presentes para surpreender seus entes queridos nestas datas.  

Agosto – Dia dos Pais 

O Dia dos Pais é mais uma comemoração com grande potencial para segmentos como vestuário, acessórios, cuidados pessoais, produtos eletrônicos e até mesmo alimentos e bebidas.  

Em 2025, a data será celebrada no Brasil dia 10 de agosto — como de costume, trata-se do segundo domingo do mês.    

Para atrair mais vendas, é válido investir em ações especiais, como o lançamento de uma coleção específica de Dia dos Pais ou um cupom de desconto exclusivo para a data.  

Setembro – Dia dos Irmãos e Dia do Cliente  

O Dia dos Irmãos, comemorado no dia 5 de setembro, pode servir como um estímulo para que a sua marca incentive a troca de presentes durante a data.  

Além disso, este mês conta com o Dia do Cliente, que será celebrado no dia 15. Sendo assim, caso a comemoração seja interessante para a sua empresa, aproveite para anunciar descontos com antecedência.  

Outubro – Dia das Crianças e Dia dos Professores 

No mês de outubro, o comércio brasileiro é movimentado pelas comemorações de Dia das Crianças. Para conquistar resultados expressivos durante a data, lembre-se de expor seus produtos com estratégia, criando uma verdadeira vitrine (seja de forma física ou digital).  

Além disso, seu negócio pode investir em ações especiais, como um evento com atrativos para toda a família durante a data. O Dia das Crianças é sempre celebrado no dia 12 de outubro e, em 2025, a data cairá em um domingo.  

No dia 15 de outubro, há a comemoração de Dia dos Professores. Ou seja, a venda de produtos como chocolates e flores, por exemplo, tende a aumentar por conta da data.  

Novembro – Black Friday 

Embora a Black Friday seja realizada na última sexta-feira de novembro — em 2025, dia 29 — muitas marcas aproveitam o mês todo para anunciar descontos antecipados, organizando um verdadeiro esquenta para a data. Por isso, termos como “Black November” e “Black Week” já se tornaram comuns no Brasil.  

De fato, muitas pessoas aguardam o ano todo para comprarem seus produtos mais desejados na Black Friday. Sendo assim, se a sua ideia é aproveitar esta comemoração da melhor maneira, organize ações coerentes considerando vantagens para o seu cliente sem afetar significativamente sua margem de lucro. 

Dezembro – Natal e véspera de Ano Novo 

Dezembro é considerado como o mês mais movimentado do ano para os mais variados segmentos do comércio, com muitas confraternizações e troca de presentes, além das comemorações de Natal (25/12) e véspera de Ano Novo (31/12).  

Para ter bons resultados neste período, vale estudar o comportamento do seu público-alvo durante as festas, preparar seu estoque e organizar campanhas atrativas, sempre se lembrando de garantir uma boa experiência para o cliente.   

Qual é o calendário comercial de 2025? 

Agora que você já sabe como agir para se destacar durante as datas especiais do ano, confira o calendário comercial de 2025. 

Para fazer o download, basta clicar em cima da imagem com o botão direito do mouse e selecionar “Salvar imagem”. Se você estiver no celular, basta apertar e segurar.

A imagem mostra um calendário com as principais datas comerciais do ano de 2025 identificadas em vermelho. Calendário Comercial 2025: confira o calendário com as principais datas comemorativas para o varejo. Fonte: Programa Avançar do Santander.

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