O que você precisa saber:
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Em 2023, a Black Friday acontece no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês;
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No ano passado, a data movimentou R$6,1 bilhões no Brasil, uma alta de consumo em relação aos anos anteriores;
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A tendência para esse ano é que as compras sejam feitas em lojas virtuais e o principal modo de pagamento será o cartão de crédito.
A Black Friday está chegando! Em 2023, a data – que se tornou uma das de maior destaque no comércio brasileiro – será realizada no dia 24 de novembro, última sexta feira do mês.
Originária da América do Norte, a Black Friday marca o início da temporada de Natal nos Estados Unidos, e é o dia que registra o maior número de compras no país. No Brasil, a data tem se tornado cada vez mais popular no comércio e, em 2022, movimentou R$6,1 bilhões na economia brasileira.
Hoje, nós do Programa Avançar vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre as expectativas para a Black Friday de 2023!
Leia agora!
O que é a Black Friday?
A Black Friday foi criada nos Estados Unidos para atrair compradores com promoções e descontos únicos e exclusivos no dia seguinte ao feriado de Dia de Ação de Graças, tradicional no país.
Com seus preços baixos e acessíveis, a data marca o início das vendas de Natal e é considerada o dia de maior número de compras feitas por consumidores no país.
Essa popularidade e sucesso da Black Friday no comércio estadunidense fez com que outros países adotassem a data. E o Brasil não ficou de fora: aqui, a data foi se popularizando entre os consumidores e se adaptando aos nossos costumes.
O resultado foi que, em 2022, a Black Friday brasileira chegou a movimentar R$6,1 bilhões no país – uma alta de consumo em relação à data nos anos anteriores.
Quando acontece a Black Friday?
Em 2023, a Black Friday acontecerá no dia 24 de novembro, última sexta feira do mês – e, curiosamente, 1 mês antes da véspera de Natal, uma das datas que mais registra vendas no comércio brasileiro.
Quais são as expectativas para a Black Friday 2023?
Antes da Black Friday, é comum que pesquisas e estudos sejam divulgados prevendo as tendências de consumo na data. Dessa forma, é possível que as empresas se preparem para atender os clientes – algo que é fundamental para garantir que não haverá imprevistos e que seja possível atender bem todos os consumidores.
Por isso, nós do Programa Avançar separamos as principais tendências para a Black Friday 2023!
Os dados são baseados em uma pesquisa divulgada pela MField.
Moda e acessórios dominam as intenções de compra
Esse ano, os consumidores estão interessados em item relacionados a moda e acessórios: 39,3% dos entrevistados revelaram que pretendem comprar produtos dessa categoria.
Seguido dela estão itens das seguintes categorias:
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Eletrônicos (37,5%);
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Cosméticos (35,9%);
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Calçados (33,2%);
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Eletrodomésticos (31,5%).
Leia também: Fornecedores de roupas: Como encontrar as melhores opções para sua loja
Amazon é o e-commerce favorito dos clientes
Quando questionados sobre o canal escolhido para fazer as compras para a Black Friday, as lojas online têm preferência disparada: 56,7% dos consumidores pretendem comprar nelas.
Ao mesmo tempo,18,6% deles fará compras em lojas online e físicas e 3,9% apenas em lojas físicas.
Sobre seus e-commerce favoritos, as respostas dos clientes mostram que a Amazon lidera, sendo preferência de 72,9% deles.
Em sequência, estão:
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Shopee (48,7%);
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Shein (45%);
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Magazine Luiza (42,1%);
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Mercado Livre (40,5%).
Vale lembrar que esses e-commerce são todos marketplaces, ou seja, é possível que uma empresa se cadastre e venda seus produtos por meio deles.
Promoções incentivam a compra
Há uma ordem entre os fatores que influenciam a compra durante a Black Friday. Para os consumidores entrevistados, o principal fator para a compra são os preços e promoções da data.
Depois, o que mais influencia nessa decisão é o frete – o frete grátis é o favorito dos consumidores – e, finalmente, o prazo de entrega.
Cartão de crédito é a forma favorita de pagamento
Entre os entrevistados, a grande maioria irá fazer compras utilizando o cartão de crédito: são 76,4%, contra apenas 49,1% que pretendem usar o Pix.
Também foi possível calcular o ticket médio das compras. 24,2% pretendem limitar seus gastos a até R$150; 25% querem gastar entre R$151 e R$300.
Metade do público tem desconfiança em relação à Black Friday
Apesar de ser uma data esperada no comércio brasileiro, 53,6% do público acredita que os descontos oferecidos durante a Black Friday não são verdadeiros ou significativos.
Por isso, eles costumam pesquisar com antecedência os produtos que querem comprar na data: 32,8% começam a comparar os preços um mês antes do evento, contra 27% que fazem essa pesquisa durante a semana da Black Friday e 25,1% deixam para pesquisar em cima da hora.
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