A rotina da maior parte das empresas foi totalmente transformada com o avanço da pandemia do coronavírus no Brasil e no mundo. Negócios que nunca haviam operado com equipes remotas estão enfrentando o desafio de se adaptar ao contexto do home office. A digitalização de processos, que antes já era importante, se tornou um processo essencial. Essas e outras mudanças impõem alterações e adaptações para funcionários e empregadores.
Pensando nos desafios enfrentados por gestores nesse período de crise, selecionamos dois artigos da Harvard Business Review que trazem aprendizados releventes e práticos para o momento. Confira a seguir.
Nossas dicas de leitura
1) "Como tranquilizar sua equipe quando o noticiário assusta"
O volume de notícias durante a pandemia do coronavírus está intenso e presente em diversos canais: televisão, sites, redes sociais e aplicativos de comunicação. Em meio a essa avalanche de conteúdo, é normal sentir ansiedade e até mesmo aflição – seja você um funcionário de uma empresa ou uma liderança.
Allison Shapira, professora de “Artes da Comunicação” na Harvard Kennedy School e CEO e fundadora da Global Public Speaking, uma empresa de treinamento em apoio a líderes estabelecidos e em desenvolvimento a se comunicar com clareza, concisão e confiança, publicou um artigo na Harvard Business Review sobre "a necessidade de administrar a comunicação de alto risco para públicos diversificados simultaneamente". "A comunicação em tempos de incertezas é sempre um desafio para os líderes", afirma ela na publicação.
Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui.
2) "Como conduzir a empresa frente à crise do coronavírus"
A crise do coronavírus está impactando todo o mundo. Os sistemas de saúde estão em fase crítica e sendo cobrados por ações assertivas para conter o avanço desenfreado da epidemia. As consequências para a saúde pública são impactantes e concentram as preocupações das esferas públicas e privadas dos países. Os impactos econômicos, no entanto, também são – e serão – relevantes.
No artigo assinado por Martin Reeves e Nikolaus Lang, a Harvard Business Review discute "a importância em estar bem preparado para crises futuras", mesmo que as empresas tenham níveis diferentes de preparação. Os autores ainda indicam, com base em um estudo e apoio aos seus clientes ao redor do mundo, "12 lições como respostas aos acontecimentos, informando, extraindo e aplicando os aprendizados".
O artigo na íntegra está disponível aqui.