Rede social, e-mail marketing, marketing de conteúdo, link patrocinado… Hoje, o mercado conta com uma gama variada de estratégias que podem ser aplicadas em um negócio. No entanto, muitos profissionais ainda têm dúvida de como verificar se a ação teve o efeito desejado. É então que o ROI (Retorno sobre o Investimento) entra em cena.
Neste artigo, você vai conhecer mais sobre essa métrica tão importante. Vamos ensinar a calcular o ROI de marketing e mostrar truques para aperfeiçoá-lo. Continue a leitura para aprender sobre o assunto!
O que é o ROI?
Imagine que a sua empresa tenha investido R$ 10 mil em uma ação de marketing digital, obtendo uma marca de R$ 25 mil em novos negócios. Lucrativo, certo? Depende da porcentagem de retorno da estratégia planejada.
Basicamente, o ROI pode ser definido como a taxa de retorno sobre o investimento, uma métrica que mede o desempenho de determinada estratégia. No caso do marketing, ele é responsável por mensurar não só a viabilidade do negócio, mas também o resultado do que foi aplicado na captação e fidelização do cliente.
Por que é tão importante medir o ROI de marketing?
Ao calcular a porcentagem do retorno obtido em cada investimento feito em marketing, é possível compreender qual ação funciona e qual não dá resultado.
Especificamente no caso do marketing, é importante unir a métrica ao chamado teste A/B. Ou seja, você deve experimentar duas maneiras diferentes de fazer a mesma coisa (um assunto de e-mail, um call to action…) e encontrar a mais satisfatória. Assim, é possível analisar com rigor a estratégia no meio digital.
Como fazer o cálculo?
O cálculo do ROI é relativamente simples. Basta usar a seguinte equação:
ROI = [(Faturamento - Custo Total) ÷ Custo Total] × 100
Voltando ao exemplo do primeiro tópico, suponha que a empresa tenha investido R$ 10 mil e obtido um retorno de R$ 25 mil.
ROI = [(25000 - 10000) ÷ 10000] × 100
ROI = [15000 ÷ 10000] × 100
ROI = 1,5 × 100
ROI = 150%
Isso significa que, a cada R$ 1 investido, o negócio obteve R$ 1,50. O número é positivo, claro. Mas o resultado não é satisfatório se o objetivo da empresa era obter um retorno de 200%, por exemplo. Logo, o cálculo oferece uma base para que você possa reavaliar a estratégia.
Quais são os truques para fazer o cálculo?
Nem sempre é fácil calcular o custo de uma ação de marketing. Se você vai enviar um e-mail, por exemplo, está embutido o valor do template, do trabalho de design, do conteúdo e outros. Nesse caso, vale a pena usar alguns truques para ter mais eficácia no cálculo!
1. Faça uma pesquisa junto ao cliente
É uma pesquisa simples. Você pode inserir um pequeno formulário no site (no check-out da compra, por exemplo) perguntando como o cliente chegou até a sua loja. O momento pode ser aproveitado inclusive para entender melhor a experiência de compra, fazendo com que o consumidor se sinta prestigiado.
2. Insira um cupom de desconto no e-mail marketing ou panfleto
O e-commerce tem adotado cada vez mais a tática de inserir um cupom de desconto em e-mail marketingou mesmo em um panfleto junto com a compra. A partir disso, é possível identificar quantas pessoas foram afetadas pela estratégia.
3. Crie uma landing page
De todas as pessoas que entraram no seu site, nem todo mundo adquiriu um produto ou serviço, certo? Se você deseja obter esse resultado, crie uma landing page (página de chegada) para cada ação promocional realizada. Assim, fica mais fácil saber quantas pessoas de fato estão comprando, bem como testar a atratividade da campanha.
Saber se um ROI de marketing está bom depende do parâmetro estabelecido pela sua empresa — como o custo de operação, do produto ou da mão de obra. Como foi dito, um ROI positivo nem sempre significa sucesso, afinal, ele precisa estar alinhado a uma meta específica do seu negócio.
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