Foto: Shutterstock
Pequenas e médias empresas brasileiras ainda exportam pouco seus produtos e serviços – correspondem a cerca de 1% das exportações totais do país.
Dois motivos podem justificar a tímida atuação: a gama de oportunidades no mercado interno e, principalmente, a falta de conhecimento sobre as possibilidades de internacionalização do negócio.
Pois bem: exportar é sim uma opção para pequenas e médias empresas. Com dedicação e planejamento, empreendimentos de qualquer setor ou porte podem apostar em uma atuação internacional e expandirem ainda mais seus negócios.
Benefícios da internacionalização
Organizações que optam por exportar seus produtos e serviços, além de aumentarem sua produção e faturamento e tornarem-se reconhecidas globalmente, não sofrem diretamente o impacto de oscilações no mercado interno, afinal, possuem outras formas de renda.
A internacionalização fornece, ainda, regimes especiais que permitem diminuição de custos e estimula o aperfeiçoamento de processos – aumentando a competitividade do negócio nos mercados em que atua.
Número de empresas brasileiras exportando pela 1ª vez aumenta
A crise econômica no Brasil diminuiu os índices de consumo interno no país e fez com que empresas ficassem mais atentas ao mercado externo. Por esse motivo, em 2016, a quantidade de empreendimentos que exportaram seus produtos pela primeira vez mais do que dobrou: 4.843 organizações – um aumento de 149% em relação a 2015.
Os dados, divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, revelaram que o número total de empresas exportadoras aumentou de 10.289 mil, em 2015, para 11.048 mil, em 2016. A expansão internacional, conforme a pesquisa, faz parte cada vez mais do universo das pequenas médias empresas – tornando-se ainda mais factível: 94% das organizações que estrearam no mercado externo no ano passado realizaram remessas de até US$ 1 milhão.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
• Certificado de MEI
>> Abra a sua conta MEI <<