Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Desenvolvimento Sustentável: saiba o que é esse conceito

Como conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente? A resposta para esta pergunta é o desenvolvimento sustentável, um conceito criado pela Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU (Organização das Nações Unidas). É uma definição importante que, você, dono de um pequeno negócio, precisa ficar atento e levar em consideração em suas ações como empreendedor.

O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É, portanto, o desenvolvimento que ocorre sem esgotar os recursos para o futuro. E isso vai bem além de questões ambientais, envolvendo aspectos sociais e de garantia de oportunidades igualitárias para todos.

Para que o mundo alcance o desenvolvimento sustentável, 193 países membros das Nações Unidas adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. A agenda é baseada em cinco pilares:

Pessoas

Tem como objetivo acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

Planeta

Visa proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Prosperidade

Pretende assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

Paz

Tem como meta promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. 

Parceria

Objetiva mobilizar os meios necessários para implementar a Agenda 2030, com base em um espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.

Com base nestes cinco princípios foram construídos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Empresas de todos os portes, inclusive micro e pequenas, podem – e devem – adotar ações para ajudar o mundo a alcançar o desenvolvimento sustentável, desenvolvendo projetos e adotando práticas a fim de atender os ODS. Quer começar? Conheça os ODS e veja como estruturar ações nesse artigo do Portal Avançar

Quer uma ajuda para seu pequeno negócio continuar avançando? Conheça as soluções e iniciativas para capacitação e orientação ao empreendedor do Programa Avançar. Acesse agora.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.