Busca
Agronegócio Empreendedorismo

5 cursos essenciais para o currículo de qualquer CEO

moça concentrada mexendo no computador

CEO é uma sigla para Chief Executive Officer. Em português, o termo significa Diretor Executivo. Este cargo está atrelado a grandes responsabilidades em uma empresa, por isso, existem conhecimentos específicos a serem levados em consideração para um bom desempenho.  

A melhor maneira de ingressar nesta função é se qualificar, ficar por dentro das tendências e assimilar conteúdos relevantes. Neste artigo, vamos apresentar 5 cursos para CEO que vão fazer a diferença na sua carreira. Confira! 

Quais as responsabilidades de um CEO?  

O CEO é o profissional com maior autoridade na hierarquia de um negócio. Ele é responsável por definir estratégias, transmitir visão organizacional, criar uma equipe de alta performance e promover o crescimento da empresa.   

O termo se tornou mais conhecido por conta da globalização, que promove a união do mercado mundial. De fato, as exigências para o cargo são altas. Além de definir metas e delegar as responsabilidades para a equipe, o CEO deve garantir que os objetivos sejam alcançados. 

Embora todas as empresas possuam um diretor geral, a função de CEO é mais comum em multinacionais. Isso porque, para comandar a organização como um todo, são necessárias diversas habilidades.  

Quais são os cursos ideais para um CEO? 

  1. Gestão de pessoas 

Antes de tudo, um bom gestor precisa aprender a desenvolver o capital humano da sua empresa, atraindo os melhores profissionais e capacitando-os para atuar com excelência em seus respectivos cargos. 

Nesse aspecto, uma formação em gestão de pessoas é essencial para que o CEO se torne um líder inspirador, integrando a sua equipe e potencializando o desempenho da empresa

  1. Gestão de projetos 

Como CEO, o profissional assume o papel de líder não só à frente dos colaboradores, mas também na hora de gerenciar um projeto desde o planejamento até a sua execução, incluindo a mensuração dos resultados. 

Em um curso voltado à gestão de projetos, o CEO vai desenvolver habilidades de planejamento e visão estratégica, além de organização para direcionar recursos financeiros e humanos de maneira eficaz. 

3. Economia e finanças 

Essa é uma formação comum entre os CEOs, e não é para menos: entender como funciona a economia é essencial para o dia a dia desses profissionais em empresas de diferentes portes e segmentos. 

Os assuntos abordados vão desde o mercado financeiro brasileiro e internacional (e o reflexo que uma mudança econômica pode trazer para o seu negócio) até a melhor forma de alocar os recursos e captar investimentos capazes de garantir um retorno positivo. 

  1. Liderança 

Um curso para formação de líderes ajuda a desenvolver habilidades técnicas e comportamentais necessárias para o trabalho do gestor — criatividade, visão estratégica e competências interpessoais, por exemplo. 

Além disso, as formações focadas nessa área costumam reunir assuntos relacionados à gestão empresarial, refletindo no crescimento da organização e no relacionamento com os colaboradores. 

5. Marketing e vendas 

Ao aprender conceitos do marketing e técnicas de venda, o CEO estará habilitado a realizar uma gestão completa do produto e/ou serviço da empresa. Dessa forma, é possível elaborar uma estratégia eficiente, aumentar a competitividade da companhia e melhorar a sua comunicação com o público. 

Nesse caso, o Programa Avançar oferece um curso de Marketing Digital gratuito e com certificado. Nele, você aprenderá as principais informações sobre o conceito e poderá conferir dicas de como atrair pessoas interessadas pelo seu produto ou serviço. Inscreva-se aqui

Além dos cursos que apresentamos aqui, vale ressaltar que o CEO deve se manter atualizado com o mercado e, sempre que possível, investir em novos aprendizados que complementem a sua formação e possam auxiliá-lo em sua rotina corporativa. 

Curso Gratuito de Fluxo de Caixa com Certificado - Programa Avançar

Características que um CEO deve ter 

Espírito de liderança  

Para garantir que todos os processos funcionem perfeitamente, ter espírito de liderança é fundamental. Afinal, o CEO precisa demonstrar autoridade, dar suporte quando necessário e motivar a equipe a fazer acontecer. 

Organização 

Como o cargo abrange diversas responsabilidades, nada funciona se não houver organização. Portanto, é necessário anotar tarefas e fazer um checklist para que nada seja esquecido.  

Provavelmente, não será possível dar conta de tudo em um curto período — por isso, também é muito importante saber definir prioridades durante a rotina.  

Resiliência 

Mesmo que não seja o ideal, uma empresa está sujeita a passar por problemas internos ou externos. Caso isso aconteça, o CEO deve ser resiliente para assumir e aprender com seus erros, além de encontrar soluções viáveis e estar presente até que tudo seja resolvido.  

Boa comunicação 

O CEO representa a empresa em todas as suas ações, inclusive no modo como se comunica. Por isso, este é um dos pontos de maior atenção.  

É importante ressaltar que ter o maior cargo em uma empresa não é motivo para pressionar e causar tensão aos colaboradores. Na verdade, fazer uma gestão eficiente envolve o contrário: é necessário ser claro e empático, agindo em conjunto com as equipes e buscando extrair o melhor de cada funcionário.  

Saiba quem são os principais CEO’s do mundo 

Jeff Bezos 

Este é nada menos que o homem mais rico do mundo. Jeff Bezos, formado em ciências da computação e engenharia elétrica, é CEO da Amazon, empresa norte-americana multinacional de tecnologia. Atualmente, a marca é considerada como a mais valiosa do mercado.  

Larry Page 

Também no Top 10 das pessoas mais poderosas do mundo, o engenheiro da computação Larry Page cocriou nada menos que o Google. Além do maior mecanismo de busca do mundo, o CEO investiu na empresa de pilotagem autônoma Kitty Hawk.  

Mark Zuckerberg 

Antes de conquistar seu sucesso, Mark Zuckerberg se matriculou na Universidade de Harvard. Porém, após seu segundo ano de estudos, desistiu de completar a faculdade para se dedicar integralmente ao Facebook.  

A iniciativa do empresário deu muito certo. Hoje, o famoso Mark Zuckerberg é cofundador e CEO da maior rede social do planeta. Desde 2021, a controladora da empresa passou a se chamar Meta, vinculando Facebook, Instagram e WhatsApp.  

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5238

Continue lendo

CURSOS ONLINE

Cursos online com certificado
sobre Gestão e Educação Financeira.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.