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Aumente o alcance orgânico do Facebook e potencialize os resultados das suas ações



Segundo
dados do próprio Facebook, a rede social conta hoje com mais de 2,3 bilhões de usuários ativos mensalmente. Há algum tempo, as empresas passaram a utilizar a ferramenta como um canal para impulsionar vendas, mas também melhorar a imagem da marca.

No entanto, a rede social vem mudando o seu algoritmo. Hoje em dia, apenas 2% do público que curte uma página é atingido pelo alcance orgânico do Facebook.

Mas, afinal, o que é alcance orgânico? Como melhorar a estratégia para fazer a publicação chegar a um número maior de pessoas? Saiba mais sobre o assunto no artigo a seguir!

O que é alcance orgânico do Facebook?

O alcance orgânico é indicado pelo número de pessoas que recebem uma publicação não paga de sua página na timeline. Ele pode ser dividido em dois: viral ou não viral. O primeiro diz respeito a quem viu um conteúdo divulgado por você porque algum amigo curtiu, seguiu, teve envolvimento na postagem ou mesmo compartilhou algo.

O segundo, por sua vez, é quantidade de pessoas que viram um conteúdo da sua página na timeline, sem que isso tenha interferência de amigos curtindo, compartilhando ou interagindo com a publicação.

Como melhorar o índice de alcance orgânico da sua página?

É fato que o Facebook tem exigido cada vez mais investimento a fim de que uma publicação apareça para um número maior de pessoas. No entanto, existem técnicas que ajudam a aumentar o alcance orgânico, sem que seja preciso pagar por isso!

Invista em conteúdo audiovisual

Veicular um vídeo no Facebook tem um grande impacto em comparação com qualquer outro formato de publicação. Tanto é que o número de vídeos no Facebook aumentou muito. As pessoas têm consumido cada vez mais esse tipo de conteúdo, o que faz com que haja atratividade.

Além de gerar engajamento, o vídeo costuma prender mais a atenção do usuário — por isso a produção tem que ser atrativa ainda nos primeiros segundos. Se a sua empresa deseja alcançar um público maior, a aposta no vídeo é imprescindível.

Use as reações

As reações têm bastante peso no alcance orgânico. Quanto mais 'amei', 'uau', 'triste', 'grr', 'haha' uma publicação tiver, maior a chance de ela aparecer de forma orgânica para o usuário que curte a sua página.

Para incentivar o seu uso, procure criar uma publicação em que o usuário precise fazer uma escolha usando uma reação. Isso vai ajudar o conteúdo a chegar até mais pessoas.

Publique de maneira regular

Isso não significa postar a todo instante, mas sim ter uma constância. É preciso ter equilíbrio para que a audiência não se esqueça da sua marca, mas também não se canse dela.

Se você se preocupa em divulgar conteúdo de qualidade com frequência, é enorme a chance de que alguma publicação chegue a mais usuários diferentes e que interagem com a marca.

Para saber qual tipo de conteúdo tem engajamento, observe o formato de publicação que funciona melhor, por meio do Facebook Audience Insights. Aliás, a ferramenta permite analisar curtidas e compartilhamentos, bem como outras questões ligadas à marca.

Responda comentários

Uma ação importante para aumentar o alcance orgânico é responder ao comentário do usuário. Mesmo com o uso de um bot, é possível dar um toque pessoal ao atendimento.

Para garantir que esse envolvimento seja constante, insira na publicação a solicitação de um feedback ou peça ao consumidor uma opinião sobre determinado assunto.

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