Independentemente do segmento, toda empresa precisa estar atenta às datas especiais para criar conexão com seus clientes e desenvolver ações para vender mais. Uma delas é o Dia do Cliente, uma data que ajuda a movimentar o mercado em uma época de baixa de vendas.
Para que a data traga o retorno esperado para quem empreende, é importante começar a se preparar com antecedência e aplicar estratégias que tragam vantagens para ambas as partes: o empreendedor e os consumidores.
Se você tem dúvidas de como celebrar o Dia do Cliente em 2024, esse artigo é para você! Preparamos esse conteúdo para te ajudar a criar estratégias benéficas para você, seus clientes e seu negócio!
Confira os tópicos do nosso guia para que o seu negócio tenha sucesso no Dia do Cliente em 2024:
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Qual é o Dia do Cliente?
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Qual a diferença do Dia do Cliente para o Dia do Consumidor?
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Por que é importante pensar em estratégias para o Dia do Cliente?
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7 estratégias para adotar no Dia do Cliente
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5 mensagens para o Dia do Cliente
Leia agora para saber mais!
O que é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente foi criado em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo especialista em marketing e recursos humanos João Carlos Rego.
Para que a ideia fosse levada em consideração, o profissional escreveu artigos argumentando sobre a importância que este dia traria e o enviou para câmaras de vereadores e assembleias legislativas de várias partes do país. Por conta desta iniciativa, a data passou a ser aplicada em alguns estados.
Foi somente em setembro de 2019 que o Dia do Cliente foi aprovado pela Câmara Federal e começou a ser considerada em todo o país.
Qual é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é comemorado anualmente no dia 15 de setembro.
Em 2024, a data cairá no segundo domingo de setembro.
Qual a diferença do Dia do Cliente para o Dia do Consumidor?
A diferença é simples: o Dia do Cliente é uma data brasileira, que é comemorada anualmente no dia 15 de setembro.
Por outro lado, o Dia do Consumidor é comemorado em todo o mundo no dia 15 de março. Por isso, apesar de existirem pessoas que acreditam que as duas datas são iguais, é importante que todo empreendedor saiba que não, o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor não são a mesma coisa.
Por que aproveitar o Dia do Cliente?
Todo empreendedor deseja que o seu negócio dê bons resultados, certo?
Para isso, não basta contar com produtos ou serviços de qualidade. É necessário saber divulgar o que você oferece e ter habilidade de criar interesse no seu público-alvo.
Suprir as expectativas dos clientes, de fato, está cada vez mais difícil. Afinal, o imediatismo da tecnologia tem criado grandes expectativas para as novidades. Além disso, o consumidor atual está cada vez mais engajado com as marcas que consome — e pode te trocar pela concorrência caso ele não se sinta reconhecido e você não tenha um diferencial.
Por isso, é muito importante que datas sazonais, como o Dia do Cliente, sejam levadas em consideração no seu negócio. Com as estratégias corretas, é possível não somente agradar seus clientes fiéis, mas também chegar a novos consumidores.
Como planejar ações para o Dia do Cliente?
Agora que você sabe o que é Dia do Cliente, quando é o Dia do Cliente em 2024 e porque aproveitar essa data, é hora de falarmos sobre como planejar as ações que serão feitas para seu público nesse dia.
Para isso, preparamos um passo a passo que pode te ajudar nesse processo.
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Defina seus objetivos
O primeiro passo para qualquer ação é entender o que você pretende com ela. Portanto, o primeiro passo para planejar ações para o Dia do Cliente em 2024 é saber quais são os objetivos das suas ações.
Então, se pergunte o que você quer conseguir com a comemoração da data. Aumentar suas vendas? Tornar seu negócio mais conhecido pelo público? Fidelizar os clientes que você já tem?
Lembre-se sempre que seus objetivos devem ser traçados, mas também que eles devem ser realistas.
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Pense no seu público-alvo
Depois de saber o que você quer, é hora de saber o que seu público quer. E a melhor forma de fazer isso é entendendo o seu público-alvo.
Analise os dados sobre ele, como gênero, idade e onde moram, assim como suas preferências de compras e seu comportamento.
Com essas informações em mãos, fica mais fácil criar campanhas que atraiam o público que você está interessado em atrair – e que, consequentemente, tem mais chances de comprar com você.
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Defina suas ofertas
O terceiro passo para planejar suas ações do Dia do Cliente é decidir o que seu negócio irá oferecer para celebrar essa data.
Serão ofertas especiais? Descontos? Brindes? Frete grátis? Amostras gratuitas? Todas essas são boas opções de ofertas que podem atrair clientes no Dia do Cliente.
Mas, lembre-se: as ofertas nessa data devem beneficiar seu público, mas não levar prejuízos para o seu negócio. Portanto, na hora de definir suas ofertas é fundamental se planejar financeiramente para evitar problemas com o caixa que podem surgir.
Leia também: Promoções e descontos: Como fazer ofertas especiais para atrair clientes e vender mais
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Pense na divulgação
Ações prontas? Então é hora de divulgá-las!
Aqui, é fundamental traçar estratégias de acordo com o público que você tem. Pense: faz sentido divulgar uma promoção voltada ao público mais velho em redes sociais só frequentadas por adolescentes? Não, certo?
Portanto, a divulgação deve ser feita de acordo com seus objetivos e seu público-alvo. Sempre se atente a isso na hora de planejar como você irá divulgar suas ações – não apenas no Dia do Cliente, mas também em outras datas, como Dia dos Pais, Dia das Mães e Natal.
Leia também: Divulgação local: 5 dicas para fazer seu pequeno negócio ser conhecido na sua região
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Divulgue com antecedência
Não adianta nada fazer uma ação de Dia do Cliente espetacular se as pessoas só a descobrem em cima da hora e não conseguem se planejar para aproveitá-la.
Então, sempre comece a divulgar suas ações com antecedência para garantir que elas sejam conhecidas pelo público, que eles possam aproveitá-la e que seu planejamento não foi desnecessário.
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Preste um bom atendimento
Sua ação de Dia do Cliente pode ser a porta de entrada para que muitos novos clientes te conheçam. E é nessa hora que você deve começar o processo de fidelização, garantindo um bom atendimento para todos que entrarem em contato com seu negócio.
Dessa forma, você garante que os novos clientes voltem e os que você já tem acostumados a fazer negócios com você permaneçam.
No blog do Programa Avançar do Santander, você encontra dicas para atender bem e conquistar mais clientes.
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Analise os resultados
O Dia do Cliente acabou? Então é hora de analisar os resultados.
Faça isso de acordo com os objetivos traçados no início desse passo a passo: você conseguiu vender mais? Conseguiu conquistar mais clientes? Como fez isso? Quais ações podem se repetir?
Dessa forma, você, além de ter dados sobre o Dia do Cliente em 2024, consegue entender as ações e estratégias que funcionaram e podem ser colocadas em prática nos próximos anos.
O que fazer no Dia do Cliente?
Preparamos diversas opções para que você possa analisar o que melhor se encaixa com o seu público-alvo e segmento.
Confira e aproveite para colocar em prática!
Pense em um brinde especial
Oferecer brindes personalizados fará com que o seu cliente perceba o quanto ele é importante para você. Além disso, funciona como uma vantagem extra no momento de decisão de compra. Todos gostam de receber um mimo, não é mesmo?
Canecas, copos, canetas e pen drives são algumas opções de baixo custo que podem funcionar. Uma escolha ainda mais interessante é pensar em um produto que esteja relacionado ao seu produto ou serviço.
Programe lançamentos
Se mostrar aos consumidores que a sua marca está atualizada com as tendências do mercado já é bom, trazer novidades em uma data sazonal é ainda melhor. Por isso, lançar produtos ou serviços especialmente para o Dia do Cliente é uma estratégia eficiente.
Pense em promoções atrativas
De fato, divulgar promoções é uma ótima maneira de aumentar suas vendas. Nesse caso, vale ficar atento para fazer uma oferta vantajosa para ambos os lados e evitar que o seu negócio saia no prejuízo.
Dê descontos progressivos
Se você precisa limpar o seu estoque, esta pode ser a estratégia ideal para o seu caso. Isto é, oferecer descontos cada vez maiores conforme o cliente leva mais produtos ou serviços.
Exemplo: compre um produto e ganhe 30% de desconto na segunda unidade.
Ofereça frete grátis
Quem nunca desistiu de finalizar uma compra por conta do preço do frete? Esta situação é muito comum. Por isso, se a sua empresa tem um e-commerce, vale a pena oferecer frete grátis no Dia do Cliente.
Invista em uma decoração diferenciada para a sua loja
Esta dica vai especialmente para empreendedores que têm uma loja física. Se você deseja deixar seu espaço mais atrativo, faça uma decoração específica para o Dia do Cliente, com itens como banners, balões e uma iluminação diferenciada.
Dê ao seu cliente o poder de decisão
Nesta lista, disponibilizamos várias opções para que o seu Dia do Cliente seja um sucesso. Para que tudo seja ainda mais assertivo, você pode utilizar o poder das redes sociais para perguntar ao seu cliente o que ele prefere.
É possível fazer isso por meio de enquetes no Instagram, por exemplo, questionando se o público prefere promoções, brindes ou qualquer outra opção que faça sentido para o seu negócio.
Como desejar feliz Dia do Cliente?
Para deixar o Dia do Cliente ainda mais especial para seus clientes, vale combinar as ofertas com mensagens de agradecimento. Separamos 5 exemplos de mensagens para o Dia do Cliente para você usar em seu negócio.
O ideal é que o texto seja disparado com o nome do cliente, para dar a sensação de personalização. Para acertar na linguagem, separamos exemplos de mensagens que podem te ajudar:
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“Ficamos muito contentes em ter pessoas incríveis como você valorizando a nossa marca. Feliz Dia do Cliente!”.
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“Você faz parte da nossa história e estimula nossa motivação para que possamos entregar a melhor qualidade em produtos e serviços. Feliz Dia do Cliente!”.
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“Querido cliente, somos muito gratos por ter você conosco. Feliz Dia do Cliente!”.
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“Feliz Dia do Cliente! Sem a sua confiança, nosso sucesso não seria possível! Somos muito gratos por ter você conosco.”.
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“Somos muito honrados por ter você em nossa lista de clientes. Nesta data especial, queremos te agradecer! Feliz Dia do Cliente!”.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
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