Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Como aumentar a produtividade de uma equipe que trabalha remotamente

Foto: Shutterstock

Atualmente, é alto o número de empresas que aderiram ao trabalho remoto. No entanto, gerenciar uma ou mais equipes que trabalham à distância impõe diversos desafios. Nesse sentido, um dos papéis de um líder é monitorar o desempenho dos colaboradores que atuam fora da companhia.
 
Para ajudá-lo, confira 6 estratégias que ajudam a aumentar a produtividade de uma equipe que trabalha remotamente:

1. Fortaleça a união entre as equipes
Para atingir bons resultados, é importante promover uma ligação entre os integrantes dos times que atuam remotamente e os que trabalham na empresa. Afinal, a atitude e os desempenhos de cada um irão afetar o fluxo diário de todos. Disponibilize ferramentas como chats para que eles possam conversar entre si independentemente da distância.

2. Limite o tempo para tarefas específicas
Às vezes, encurtar os prazos para a realização de determinadas tarefas e atividades pode contribuir para o aumento da produtividade. A dica vale tanto para equipes que trabalham remotamente como para quem atua dentro da organização.

3. Envolva todos os colaboradores
Certifique-se de que todos os membros estão incluídos nos eventos e projetos da marca, mesmo aqueles que não irão atuar diretamente. Dessa forma, as pessoas estarão motivadas por sentirem que trabalham em uma equipe unida.

4. Respeite o fuso horário
Em muitos casos, os colaboradores que trabalham fora da empresa estão vivendo em regiões com fuso horário diferente do seu. Portanto, não se esqueça de levar isso em conta na hora de estabelecer prazos e marcar reuniões. Às vezes, oferecer um cronograma de trabalho mais flexível pode aumentar a produtividade da equipe que trabalha remotamente.

5. Seja claro e específico
Para aumentar a produtividade, é fundamental evitar falhas de comunicação. Portanto, seja direto, claro e específico em suas mensagens, facilitando a compreensão de todos. Além disso, aproveite as chamadas de vídeo para discutir questões mais complexas.

6. Mantenha sistemas de monitoramento
Muitas companhias utilizam a tecnologia para monitorar os colaboradores remotos. A medida é interessante sobretudo para checar se a pessoa não está trabalhando horas a mais ou a menos do que o combinado.

Quer acessar outros conteúdos para ajudar a desenvolver os seus negócios? O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.