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Nos dias atuais, construir uma marca forte é uma das estratégias para se diferenciar no mercado. Nesse sentido, gerenciar um plano de comunicação eficiente faz parte desse processo.
Para o especialista no tema e diretor-geral da Economídia, Luis Fernando Klava, gestores de pequenas e médias empresas devem tratar a comunicação como um diferencial competitivo. 'Estabelecer e manter processos de comunicação eficientes com os principais públicos são fundamentais para todas as empresas, em especial às PMEs que ainda estão em processo de consolidação. Todos os públicos devem receber a devida atenção, principalmente, os funcionários', explica.
Nos dias atuais, construir uma marca forte é uma das estratégias para se diferenciar no mercado. Nesse sentido, gerenciar um plano de comunicação eficiente faz parte desse processo.
Para o especialista no tema e diretor-geral da Economídia, Luis Fernando Klava, gestores de pequenas e médias empresas devem tratar a comunicação como um diferencial competitivo. 'Estabelecer e manter processos de comunicação eficientes com os principais públicos são fundamentais para todas as empresas, em especial às PMEs que ainda estão em processo de consolidação. Todos os públicos devem receber a devida atenção, principalmente, os funcionários', explica.
Segundo Klava, grandes marcas como Nike, Hope Lingerie e Tecnisa são exemplos de boas atuações na área: 'A Tecnisa está sempre inovando, sobretudo, nas ferramentas digitais; a Hope Lingerie teve a comunicação em seu DNA desde o início; e a Nike passou a vender um estilo de vida por meio da associação dos produtos com o esporte.'
Para ele, o primeiro desafio é não tratar a comunicação como uma responsabilidade restrita à área de marketing. 'É preciso que o tema faça parte do DNA da companhia e que toda a equipe, principalmente os membros da direção, tratem o tema com a devida atenção'. Para o especialista, é importante ressaltar que uma boa estratégia não depende apenas de dinheiro. 'Com o surgimento das mídias sociais, ocorreu uma democratização dos canais de comunicação e itens como criatividade, assertividade e relevância passaram a fazer a diferença.'
Confira a seguir 5 passos para usar a comunicação como um diferencial competitivo, de acordo com as recomendações de Klava:
1. Estude a comunicação da sua empresa
Faça uma pesquisa para avaliar como funciona a comunicação da companhia e dos seus principais concorrentes com os públicos de interesse. Use os resultados para promover os ajustes necessários.
2. Crie um plano estruturado de comunicação
Nesse documento, devem ser abordados temas como análise do mercado, objetivos a serem alcançados, mensagens-chave e estratégias. Elabore um bom planejamento a fim de tentar minimizar o risco de desperdiçar dinheiro com ações de comunicação pouco eficientes.
3. Escolha parceiros adequados
Contar com o apoio dos parceiros certos vai fazer toda a diferença na hora de atingir os objetivos desejados. O mercado é bastante diversificado, com fornecedores de diferentes perfis, portes e especializações. Ao contratar uma agência, por exemplo, avalie detalhadamente se ela possui o know-how necessário que o projeto demanda. Além disso, não acredite em soluções mágicas. Dificilmente, uma empresa vai conseguir atuar com excelência em todas as disciplinas da comunicação (publicidade, promoção, ativação, eventos, assessoria de imprensa, conteúdo, entre outras).
4. Não acredite em solução única
Uma boa política de comunicação passa por um mix de mídias e estratégias. O ideal é o gestor avaliar quais são as ferramentas mais adequadas para cada objetivo, como gerar vendas, fortalecer a marca e criar engajamento, e montar um plano de ações diversificado.
5. Meça os resultados
Com o surgimento das mídias online, a medição do retorno dos investimentos em comunicação foi facilitada. Já a análise do retorno das mídias tradicionais é mais complicada, porém, algumas estratégias simples, por exemplo, a divulgação de um número de telefone específico para cada anúncio, podem ajudar nesse processo.
Para ele, o primeiro desafio é não tratar a comunicação como uma responsabilidade restrita à área de marketing. 'É preciso que o tema faça parte do DNA da companhia e que toda a equipe, principalmente os membros da direção, tratem o tema com a devida atenção'. Para o especialista, é importante ressaltar que uma boa estratégia não depende apenas de dinheiro. 'Com o surgimento das mídias sociais, ocorreu uma democratização dos canais de comunicação e itens como criatividade, assertividade e relevância passaram a fazer a diferença.'
Confira a seguir 5 passos para usar a comunicação como um diferencial competitivo, de acordo com as recomendações de Klava:
1. Estude a comunicação da sua empresa
Faça uma pesquisa para avaliar como funciona a comunicação da companhia e dos seus principais concorrentes com os públicos de interesse. Use os resultados para promover os ajustes necessários.
2. Crie um plano estruturado de comunicação
Nesse documento, devem ser abordados temas como análise do mercado, objetivos a serem alcançados, mensagens-chave e estratégias. Elabore um bom planejamento a fim de tentar minimizar o risco de desperdiçar dinheiro com ações de comunicação pouco eficientes.
3. Escolha parceiros adequados
Contar com o apoio dos parceiros certos vai fazer toda a diferença na hora de atingir os objetivos desejados. O mercado é bastante diversificado, com fornecedores de diferentes perfis, portes e especializações. Ao contratar uma agência, por exemplo, avalie detalhadamente se ela possui o know-how necessário que o projeto demanda. Além disso, não acredite em soluções mágicas. Dificilmente, uma empresa vai conseguir atuar com excelência em todas as disciplinas da comunicação (publicidade, promoção, ativação, eventos, assessoria de imprensa, conteúdo, entre outras).
4. Não acredite em solução única
Uma boa política de comunicação passa por um mix de mídias e estratégias. O ideal é o gestor avaliar quais são as ferramentas mais adequadas para cada objetivo, como gerar vendas, fortalecer a marca e criar engajamento, e montar um plano de ações diversificado.
5. Meça os resultados
Com o surgimento das mídias online, a medição do retorno dos investimentos em comunicação foi facilitada. Já a análise do retorno das mídias tradicionais é mais complicada, porém, algumas estratégias simples, por exemplo, a divulgação de um número de telefone específico para cada anúncio, podem ajudar nesse processo.
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