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O que fazer para começar a vender nas redes sociais?

Se você é um empreendedor atualizado, sabe que o digital é uma ótima maneira de fazer com que o seu negócio se desenvolva. Afinal, com o desenvolvimento da tecnologia, o consumo online veio para ficar. 

Para quem está começando nesta jornada, vender pelas redes sociais pode ser uma boa estratégia. Porém, não basta anunciar o produto: é necessário ser coerente e desenvolver ações para conquistar a aprovação do público. 

Por meio das redes sociais, os consumidores interagem entre si, acompanham lançamentos e criam conexões com diversas marcas. Se você tem dúvidas sobre o assunto e quer acertar na iniciativa para se desenvolver no ambiente online, você está no artigo certo. Confira as dicas abaixo e aproveite para colocar em prática.  

 

Estude o seu público-alvo 

Ao contrário do que muitos pensam, elaborar uma comunicação muito ampla não é o melhor caminho: a linguagem que a sua empresa utiliza nas redes sociais deve variar de acordo com o seu público-alvo.  

Por isso, levando seu produto ou serviço em consideração, comece definindo características como idade, sexo, localização e preferências pessoais dos clientes que você pretende atender. A partir daí, será mais fácil descobrir em quais redes sociais seus consumidores estão presentes. 

 

Entenda as características de cada rede social 

Segundo um levantamento da Comscore, empresa americana que realiza análises e fornece dados sobre a internet, o Brasil é o terceiro país que mais usa as redes sociais no mundo. WhatsApp, Youtube, Facebook, Instagram e TikTok são algumas das plataformas mais queridas pela população.  

Para obter um bom desempenho em cada uma delas, é necessário entender como elas funcionam — e quais tipos de publicações mais fazem sentido de acordo com os recursos disponíveis.  

O Youtube, por exemplo, é ótimo para a criação de vídeos institucionais sobre a sua marca e tutoriais sobre os seus produtos. Já o Instagram se destaca por possibilitar variadas formas de interação com o público, como enquetes e atendimento personalizado por meio do direct. 

A boa notícia é que nós temos um artigo completo que explica especificamente como atuar em cada rede social. Veja aqui

 

Defina as prioridades 

Sua empresa conta com estrutura para atender perfeitamente todas as redes sociais que o seu público consome? Se sim, ótimo. Caso contrário, será necessário estabelecer prioridades.  

Pode ser mais vantajoso focar em apenas uma ou duas redes sociais do que trabalhar superficialmente em todas. Por isso, direcione sua energia para as plataformas que mais fazem sentido para o seu caso e siga para os próximos passos.  

Tenha uma identidade visual 

A identidade visual é um dos fatores para que a sua marca se torne reconhecida. Para isso, uma boa estratégia é definir cores e fontes especificas a serem usadas nas redes sociais e em todos os meios que a sua empresa estiver presente.  

A criação de uma logomarca faz toda a diferença nesta etapa. Para evitar um resultado amador, recomendamos que você conte com o suporte de um profissional de design gráfico. Dessa forma, a essência da sua empresa será transmitida por meio de um símbolo, que pode estar presente até mesmo na sua comunicação offline.  

 

Pense nas estratégias 

Não adianta criar um perfil maravilhoso em todas as redes sociais e não o atualizar com frequência. Isso porque o consumidor atual está cada vez mais antenado e busca novidades em suas escolhas.  

Se o objetivo é fazer com que o seu negócio tenha destaque no digital, você precisa publicar conteúdos de qualidade constantemente, de acordo com os estudos realizados nos tópicos anteriores.  

Uma boa dica é criar um calendário de postagens, para que você não se perca nos temas e tenha suas redes cada vez mais completas.

Não se esqueça de expor o seu produto ou serviço, afinal, as redes sociais são a sua vitrine digital. Seguindo este pensamento, dê uma atenção especial às fotografias e vídeos divulgados.

Quanto mais eles forem bem trabalhados, mais os consumidores se sentirão atraídos pelo que você oferece.  

Além disso, é essencial prestar atenção em como os seus concorrentes utilizam as redes sociais. A ideia, no entanto, não é copiar as estratégias, e sim criar um diferencial que seja interessante para o seu público-alvo. 

É importante ressaltar que muitos tipos de consumidores pesquisam bastante antes de finalizar a compra. Por isso, especialmente se sua marca for nova no mercado digital, tenha paciência e não desanime caso as vendas não venham imediatamente. 

 

Esteja presente para interagir com seus consumidores 

Mais do que um local de exposição, as redes sociais funcionam também como suporte para atendimento. Por isso, é interessante ter alguém responsável por responder dúvidas e lidar com possíveis reclamações que podem surgir.  

Lembre-se de que o pós-venda é tão importante quanto todo o processo. Isso porque, para contribuir com a fidelização, seu cliente levará em consideração o tratamento que recebeu em todas as etapas da compra. Além disso, prestando um bom atendimento, você conquista indicações que podem expandir o seu negócio a longo prazo.  

Temos um curso gratuito voltado especialmente para o aprendizado de marketing digital. Nele, você aprenderá a produzir conteúdo para as redes sociais, atrair pessoas interessadas nos produtos ou serviços que você oferece no ambiente online e muito mais.   

Quando o assunto é o empreendedorismo, sabemos que diversas dúvidas podem surgir. No entanto, lembre-se de que você não está só! O Santander e o Programa Avançar estão sempre atuando para desenvolver as melhores soluções para o seu negócio.  

 

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