Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Empreendedorismo digital: um guia para o empreendedor

Empreendedorismo Digital

O empreendedorismo vem se desenvolvendo nos últimos anos e ganhando novos rumos com o surgimento das mais diversas tecnologias. Para quem tem interesse em ganhar dinheiro pela internet, há muitas oportunidades proporcionadas pelo chamado empreendedorismo digital.

Além de apresentarem rápido retorno e escalabilidade, os negócios online demandam menores custos de investimentos, quando comparados com outros tipos de empreendimentos. Quem pensa em ter o seu próprio negócio, já pode considerar muitas das dicas que vamos dar na sequência. Acompanhe com a gente e saiba mais sobre empreendedorismo digital!

  • O que é empreendedorismo digital?
  • Qual a função do empreendedor digital?
  • O que é preciso para ser um empreendedor digital?
  • Quais são os tipos de Empreendedorismo Digital?

O que é empreendedorismo digital?

Podemos definir o empreendedorismo digital como aquele que acontece via ambiente digital. Ou seja, os serviços e produtos empreendidos atuam no meio virtual, sem que seja preciso espaço ou estrutura física para que sejam entregues e/ou comercializados ao usuário final.

Dessa forma, podemos citar como exemplos os e-books, conteúdos educativos digitais e audiovisuais, tais como podcasts e videoaulas, apps e demais softwares, e-commerces, marketplaces e etc.

Uma das principais características desse tipo de empreendedorismo é a capacidade de utilizar a internet ao seu favor para criar e desenvolver produtos e serviços cada vez mais inovadores e capazes de gerar transformação por onde passam.

Qual a função do empreendedor digital?

Um empreendedor digital pode adquirir diversas funções dentro do seu próprio negócio. Tudo vai depender de qual será seu serviço e/ou produto ofertado. O mesmo pode atuar na parte operacional quanto na área de gestão estratégica, como desenvolvedor, produtor, comercial e etc.

Os negócios digitais possibilitam diversas áreas de atuação, que proporcionam grande flexibilidade ao empreendedor, como adequação dos seus melhores horários e ambientes de trabalho, já que a única necessidade é de um dispositivo com acesso à internet.

O que é preciso para ser um empreendedor digital?

Já sabemos que para investir nesse tipo de empreendedorismo são necessárias algumas questões básicas além de um computador com internet. Para ser um empreendedor digital de sucesso é necessário dispender tempo e esforço num planejamento adequado para que não hajam imprevistos no meio do caminho. A seguir, separamos alguns pontos principais mais voltados para quem busca empreender no meio digital.

Planejamento de negócio

O planejamento é algo básico e precisa ser considerado independente do negócio.

Quando falamos nos meios digitais, é mais importante ainda, pois envolve todo um pensamento estratégico com foco na produção, desenvolvimento e divulgação online.

É essencial que alguns pontos sejam vistos e considerados nessa etapa de planejamento, tais como:

  • O meu produto/solução é demandado pelo mercado?
  • Eu consigo atender plenamente essa demanda com meus conhecimentos e o que pretendo oferecer?
  • Quais seriam os esforços demandados para que eu consiga colocar este produto/solução no mercado?
  • Exige investimento? A minha verba de investimento é o bastante para o começo do projeto?
  • Será necessário buscar parcerias e/ou investidores?

Estratégia de Marketing

Uma estratégia de marketing é essencial para que você consiga colocar sua solução/produto digital no ar e atrair mais clientes.

Por isso, consideramos que entender (ao menos um pouco) de marketing digital é importante quando pensamos em se tornar um empreendedor digital, a partir do momento que seu produto vai ser oferecido online e dependerá muito desses canais e mídias para que possa atrair tráfego e gerar vendas.

Nesse sentido, construir um bom plano de marketing digital é fundamental para que se consiga alcançar bons resultados. Saber como divulgar o seu negócio nas redes sociais também é algo para ser considerado, até por questões de visibilidade de marca.

Análise de Resultados

Analisar os resultados obtidos por ações de marketing digital é um ponto-chave para quem busca sucesso com empreendedorismo digital. O porquê é bem simples. Na internet tudo pode ser mensurado e trazido em dados. Ou seja, é fácil medir a efetividade das suas campanhas e entender o que funcionou ou não.

Por isso, analisar constantemente suas ações é importante. Assim, é possível entender o que gera conversão ou precisa ser aprimorado - tendo em vista um melhor desempenho da sua solução/produto online.

Dessa forma, nossa dica de ouro para seu sucesso no empreendedorismo digital é: PLANEJE, TRACE ESTRATÉGIAS E ANALISE.

#Dica1: Temos um curso online Investindo no seu negócio, com as principais dicas para quem está começando a empreender. Confira mais detalhes no trailer a seguir:

Quais são os tipos de Empreendedorismo Digital?

Confira algumas das possibilidades para quem quer ser um empreendedor digital:

Produtos e soluções em tecnologia

Aqui, nos referimos às chamadas startups, desenvolvimento de softwares e aplicativos que resolvem um problema existente na sociedade.

Produtor de conteúdo e influenciador digital

É possível trabalhar com produção de conteúdos em diversos formatos, como os que já citamos: e-books, videoaulas e podcasts. Além disso, também é interessante pensar na produção de artigos, no desenvolvimento de um blog próprio, no desenvolvimento de Marketing de Conteúdo para ganho de visibilidade nos mecanismos de busca e melhor divulgação da marca.

Além disso, os conteúdos também podem ser trabalhados nas mídias sociais, como Youtube, Facebook e Instagram, é uma forma de prática do conhecido Marketing de Influência, por meio da personificação da sua marca.

Loja virtual e E-commerce

Neste sentido, é possível atuar na venda de produtos e soluções por meio da sua própria loja virtual e/ou e-commerce, onde o cliente faz o pedido e consegue até mesmo efetuar o pagamento online.

#Dica2: Aqui, no Programa Avançar, temos um podcast sobre E-commerce, com dicas dos nossos especialistas para quem quer dar seus primeiros passos!

Veja mais sobre Empreendedorismo com o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>   Cadastre-se gratuitamente <<

Infográfico Empreendedorismo Digital Infográfico Empreendedorismo Digital

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.