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Home office: Saiba como avaliar sua equipe

Foto: Envato Elements

Com a pandemia e a necessidade do distanciamento social, muitos pequenos negócios precisaram adotar o home office. A expectativa inicial de que seriam poucos meses nessa condição não se confirmou e, mesmo diante da flexibilização, muitos empreendedores têm preferido manter seus times em trabalho remoto. Agora, passado o tempo de adaptação a esta nova forma de trabalhar, chegou o momento de avaliar se realmente as coisas estão andando como deveriam ou se algo está se perdendo no caminho.

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Responda as perguntas e avalie se o home office está funcionando no seu negócio, conferindo as dicas de como agir caso ajustes sejam necessários.

1. Os funcionários demonstram saber o que se espera deles?

Avalie se as tarefas estão sendo bem executadas ou se seu time parece estar “batendo cabeça”, com redundâncias e retrabalho. Está sendo comum situações nas quais duas ou mais pessoas acabam fazendo a mesma coisa e se atrapalhando mutuamente; ou há tarefas que ficam “esquecidas”, sem ninguém se sentir responsável por elas? 

Resolução: promova, o mais rapidamente possível, um realinhamento, deixando claras as funções de cada um. Se for necessário, liste as atividades nas quais houve mais confusão e estabeleça claramente, de comum acordo com a equipe, os responsáveis por elas. Outra boa estratégia é ter uma planilha de controle compartilhada, que traga as principais atividades, responsáveis e indicadores de status (“por fazer”, “fazendo” e “feita”) e que seja atualizada diariamente. Realize, ainda, reuniões periódicas de acompanhamento, diárias ou semanais, de acordo com a senioridade do time. Para garantir eficiência, organize os encontros de forma a serem bastante ágeis, diretos e curtos, com o objetivo de antecipar problemas, resolver dúvidas e dar orientações para a equipe. 

2. Os prazos estão sendo cumpridos?

Analise como está o andamento geral dos trabalhos previstos. Tudo está em dia ou, ao contrário, tem sido recorrente os colaboradores renegociarem suas entregas? 

Resolução: estabeleça um cronograma mais claro de trabalho, indicando o que é preciso fazer e para quando, porém, que se mostre factível. Invista tempo para conversar com os profissionais e entender prováveis dificuldades trazidas pelo trabalho em casa, sejam questões pessoais (como, por exemplo, acompanhar a aula online do filho; ter de preparar o almoço da família) ou relacionadas ao próprio trabalho (como não ter acesso a um determinado recurso, como uma impressora) e busque acomodar ou resolver as situações.  

3. A equipe está trabalhando de forma coordenada, informada sobre as estratégias, decisões e metas do negócio?

Reflita se você tem compartilhado com todos as decisões estratégicas que têm tomado diante da sucessão de novos cenários trazidos pela pandemia. Lembre-se de que mudanças de rumo podem alterar prioridades de atividades que estão sendo realizadas; ou alguém pode ter uma boa ideia ou acesso a uma informação fundamental para o alcance dos objetivos.

Resolução: promova encontros virtuais periódicos e específicos para uma conversa sobre estratégias e rumos com todos os seus funcionários. Exponha os planos da empresa, dando espaço para que cada um apresente sugestões e indique como o trabalho que realiza pode contribuir para que os objetivos sejam alcançados.

4. Seu pessoal se sente motivado e engajado?

Repare se a distância física não tem gerado uma desconexão entre os colaboradores. Você acha que as pessoas estão desmotivadas ou deixaram de sentir que são parte de um mesmo time?

Resolução: mesmo realizados à distância, promova momentos de descontração e integração. Considere, por exemplo, usar um tempo do trabalho para um jogo online com premiação; enviar algum brinde da empresa, como uma caneca, e realizar um chá da tarde virtual juntos; programar a entrega de um bolo para o aniversariante do dia; etc. 

5. Todos os funcionários estão com o tempo de trabalho ocupado?

Pondere se o tempo dos seus colaboradores está sendo bem aproveitado. Pode haver, no contexto da pandemia, um funcionário com tarefas não prioritárias, porque o trabalho dele faz parte de uma atividade temporariamente suspensa. 

Resolução: converse com o colaborador em questão para discutir como este tempo poderia ser mais bem aproveitado em atividades que contribuam com a equipe. Ou, então, proponha que ele dedique parte do tempo para seu desenvolvimento profissional, sugerindo cursos online gratuitos, emprestando livros de referência, indicando palestras motivacionais disponíveis na internet etc. 

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