Linha de crédito para empresas: como conseguir?

Está pensando em pedir um empréstimo para a sua pequena empresa? Saiba o que levar em consideração para uma tomada de decisão acertada

Publicado em 09/10/2020

empresário sorrindo

Foto: Envato Elements

Manter a saúde financeira do pequeno negócio é algo essencial e que exige, do empreendedor, um bom conhecimento de como manejar os recursos financeiros disponíveis. E entre os recursos financeiros disponíveis é bom saber que estão aí incluídas as linhas de crédito disponibilizadas por instituições financeiras. Veja como conseguir o crédito certo para o seu negócio:

Mantenha atualizadas as informações que o banco tem sobre seu negócio

Vale saber que quanto mais atualizadas forem as informações que o banco tem sobre o seu negócio, mais adequada será a análise de crédito e mais ágil será a liberação do dinheiro. As instituições costumam oferecer linhas pré-aprovadas e elas são baseadas nas informações disponíveis. Por isso, verifique se, por exemplo, o faturamento indicado não é do ano retrasado (valendo a pena ser ajustado) ou se há patrimônios não informados. Se você mantém mais de uma conta corrente PJ, considere unificar na mesma instituição, pois, assim, todos os recebíveis ficarão visíveis e serão considerados. Cartões, duplicatas, cheques de terceiros, tudo é mensurado por modelos estatísticos que geram os limites, taxas e prazos dos créditos concedidos.

Faça uma análise real da sua necessidade

Antes de considerar solicitar um empréstimo, é preciso entender por que, realmente, se está precisando de dinheiro. A resposta não pode ser ampla ou genérica como “para cobrir o caixa da empresa”. É preciso uma análise precisa. Por exemplo, se o que se precisa é capital de giro, deve-se primeiro identificar o que está acarretando a falta de dinheiro para o giro: as mercadorias estão levando mais tempo para serem comercializadas ou o problema é não ter clientes suficientes? Será que os prazos com os fornecedores é que estão causando esta necessidade ou foi a compra de um maquinário que reduziu o valor disponível em caixa?

A resposta ajuda tanto na identificação da melhor linha de crédito para resolver pontualmente a situação, quanto na identificação de estratégias para superar o problema e evitar que se torne algo crônico. Por exemplo: se a questão é o prazo com fornecedores, é preciso uma nova negociação ou um esforço para localizar novos fornecedores com prazos mais compatíveis com as características de seu negócio.

Conte com apoio especializado para tomar a melhor decisão

Antecipação de recebíveis, conta garantida, crédito para capital de giro, empréstimo para investimentos são alguns dos produtos disponibilizados para pessoas jurídicas. Como são vários, é muito importante contar com o apoio de um parceiro financeiro de confiança, que auxilie nessa definição.

Clientes com conta corrente PJ Santander, contam com um gerente especializado em pequenos negócios, capacitado para oferecer a melhor orientação de acordo com cada situação. 

banner abertura de conta

Honre os empréstimos contratados para conseguir ainda melhores créditos

Ser reconhecido como “bom pagador” é cada vez mais vantajoso, pois faz parte dos dados considerados na análise de risco que definirá as condições de novos empréstimos. Há, ainda, a perspectiva do “cadastro positivo”, que pode beneficiar pequenos negócios. Acompanhe uma explicação de como ele funciona no Episódio 01 do Podcast do Programa Avançar. São várias as informações sobre crédito trazidas pelo programa, mas para ir direto ao ponto sobre o cadastro positivo, acompanhe o intervalo que vai de 29’54’’ a 31’48.

 

Quer saber mais sobre crédito? O segundo episódio do podcast do Programa Avançar sobre crédito fala sobre quais as melhores linhas de financiamento a curto prazo e te ajuda a descobrir se a sua empresa está realmente preparada para tomar crédito no mercado. Confira!