Vendas pela internet: como começar

Descubra as possibilidades para levar o seu negócio para a internet e aumente suas vendas

Publicado em 17/08/2020

Foto: Envato Elements

O que era uma tendência se tornou essencial: vender pela internet. Os negócios online estão ajudando diversos empreendedores a manter suas vendas durante a pandemia – e ficar de fora desse mercado virtual pode afetar diretamente a sobrevivência do negócio.

Para muitos, começar a vender pela internet pode parecer um desafio, mas a variedade de plataformas e opções disponíveis hoje garante diversas possibilidades para diferentes negócios atuarem no ambiente digital. Mesmo sem grandes investimentos, é possível começar.

Pesquise

O primeiro passo é pesquisar o seu mercado. Assim, você vai entender melhor sobre a demanda pelo produto ou serviço que quer oferecer, se tem muitos ou poucos concorrentes, se a sazonalidade influencia na aquisição, entre outros fatores. A lógica é a mesma da pesquisa de mercado "convencional": os resultados devem contribuir para diminuir a incerteza sobre as ações a serem tomadas e influenciar positivamente a organização na hora de fazer escolhas significativas para o andamento do negócio.

Redes sociais

As redes sociais se desenvolveram muito nos últimos anos e representam um canal de vendas importante, sobretudo para pequenos empreendedores. Você pode começar a vender diretamente por uma delas, seja no marketplace do Facebook, no Stories do Instagram ou até mesmo via WhatsApp. Nesses casos, é fundamental ter atenção no atendimento – responder as dúvidas dos consumidores, utilizar o contato direto para oferecer outros produtos e fazer um pós-venda mais próximo, buscando a fidelização.

Logística

Garantir as entregas é essencial nas vendas online. Por isso, faça um planejamento detalhado da sua logística. Você deve planejar, executar e controlar o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos oferecidos por um negócio. Confira nossas dicas para estruturar sua logística e garantir o sucesso da sua loja online.

Outros tópicos importantes para as suas vendas na internet:

Copiloto Santander

As empresas correntistas do Santander podem criar sua própria loja virtual com o Copiloto, com aparência única, controle de estoque, publicação e pagamentos e ativação de PDV. 

Para contratar o CoPiloto Santander, abra agora mesmo a sua conta PJ no Santander e aproveite os três primeiros meses grátis*!


 

*Os 3 primeiros meses são grátis e depois só R$14,90/mês. Oferta válida para contratações até dia 31/12/2020. Clientes com pacote Conta + Integrada 1 e Conta + Integrada 2 possuem o serviço sem cobrança adicional.