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No Brasil, o aplicativo de mensagens WhatsApp conta com aproximadamente 120 milhões de usuários ativos por mês, o que equivale 57% da população. É um número expressivo, ainda mais quando comparado à quantidade de usuários em todo o mundo — que corresponde a cerca de 1,5 bilhões.
Tamanha popularidade faz do app um excelente canal para que uma empresa mantenha contato com o cliente, reforce sua comunicação ou divulgue uma promoção. Por isso, separamos estas 4 estratégias de WhatsApp marketing para você colocar em prática. Confira!
Instale o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão com recursos mais voltados para o uso comercial quando comparada ao WhatsApp Messenger — o tradicional. A lista de funcionalidades inclui:
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perfil com descrição, horários, endereço, site e e-mail do seu negócio;
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possibilidade de usar um atalho para responder a mensagem com mais agilidade;
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opção de deixar uma mensagem de ausência para que o cliente saiba quando você estará disponível.
É possível usar o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business no mesmo aparelho. Mas é importante lembrar que cada um precisa estar vinculado a um número de telefone celular diferente.
Preste atendimento via WhatsApp
Disponibilizar um canal de atendimento via WhatsApp é uma oportunidade de conhecer o cliente e conquistar aquele que prefere a praticidade da troca de mensagens ao uso do telefone ou e-mail. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa encomendada pelo Facebook, 61% dos entrevistados afirmam que o jeito mais fácil e conveniente de contatar uma empresa é por meio de mensagens.
Tenha em mente, entretanto, que a pessoa que procura tirar uma dúvida ou resolver alguma questão via WhatsApp espera uma resposta rápida da empresa. Logo, para obter o melhor resultado, o ideal é avaliar a contratação de um profissional ou time dedicado a essa função.
Envie promoções exclusivas
Além de canal de atendimento, o WhatsApp pode funcionar como uma ferramenta para impulsionar as vendas. Uma forma de fazer isso é enviar uma oferta ou cupom de desconto exclusivo para o cliente que se cadastrar com essa finalidade.
Vale destacar que o envio constante de mensagens indesejadas gera frustração, podendo contribuir para manchar a sua marca. Sendo assim, certifique-se de encaminhar esse tipo de promoção apenas para o consumidor que solicitou o recebimento.
Divulgue novidades da sua empresa
Outra estratégia interessante de WhatsApp marketing é a divulgação de um novo produto ou serviço. Além de espalhar a informação, você pode convidar aquele cliente mais fiel para o evento de lançamento, ou dar prioridade de compra para quem já está cadastrado na sua lista.
Percebemos que as ações de WhatsApp marketing são favoráveis ao negócio que pretende alavancar as vendas e ainda manter um bom relacionamento com o cliente. Comece a usar o aplicativo com foco nesse objetivo e veja o ótimo aliado que sua empresa vai ganhar!