Uma das datas mais importantes do calendário do comércio, o Dia dos Namorados promete trazer um novo fôlego às vendas em 2022, após uma forte retração em 2020 (quando as vendas despencaram 27,8%), não totalmente recuperada em 2021 (aumento de 13,7%).
Uma pesquisa, realizada pela área de Negócios da Globo em parceria com a Mind Miners, ouviu 500 pessoas em março sobre suas intenções de compra para a data de celebração dos enamorados. As respostas mostram que 72% dos entrevistados pretendem comemorar a data este ano, um percentual bem superior aos 58% que dizem ter comemorado em 2021.
É a oportunidade para quem tem um pequeno negócio aproveitar essa motivação e ampliar suas vendas. Saber o que o consumidor pretende fazer pela data ajuda na tomada de decisão. Assim você prepara melhor seu empreendimento para um possível pico de vendas, pode decidir por ampliar o horário de atendimento etc. E mesmo que o seu segmento de atuação não esteja entre os diretamente contemplados nas intenções de consumo, é possível ser criativo e ver como encaixar produtos e serviços como complementares ao impulso inicial dos clientes.
Confira os principais resultados da pesquisa e algumas dicas de como aproveitar as respostas para o seu pequeno negócio:
Formas de celebração
Entre as formas de comemoração mais apontadas estão:
- ir a um restaurante (32%)
- fazer uma refeição especial em casa (31%)
- fazer um passeio fora de casa (21%)
- assistir algum conteúdo de streaming, como Netflix (20%)
- pedir delivery em um bom restaurante (16%)
Como aproveitar:
Quem tem um restaurante será diretamente beneficiado pelos itens 1 e 5. Para tirar proveito da oportunidade, a dica é criar um menu especial para a data, sem esquecer de incluir opções vegetarianas/veganas.
Já os itens 2, 4 e 5 podem ser aproveitados por quem produz ou comercializa produtos para casa ou objetos de decoração, criando kits para tornar a refeição a ser feita em casa (seja preparada ou recebida pelo delivery) ainda mais charmosa. Pratos, travessas e copos adquiridos especialmente para a ocasião; um jogo americano caprichado; uma tigela diferente para a pipoca que acompanha o filme assistido na Netflix; objetos decorativos, como almofadas, velas aromáticas etc. O item 2 também é um excelente argumento para quem vende produtos alimentícios oferecer produtos diferenciados. Montar kits com os ingredientes completos para o preparo de um jantar com entrada, prato principal e sobremesa, por exemplo. Quem tem linha de produtos para serem finalizados em casa, como massas artesanais e molhos, também pode aproveitar e vincular seus produtos à data. O item 4 também pode servir para quem tem produtos relacionados a filmes e séries.
Presentes
Com relação a presentes, 56% informam ter presenteado seus pares no ano passado e 72% pretendem presentear este ano. Acompanhe quais são os presentes planejados em 2022 e quais foram os de 2021 (indicado em parênteses):
- Roupas: 24% (22%)
- Perfumes: 24% (33%)
- Chocolates/Doces: 23% (20%)
- Refeição especial fora de casa: 14% (9%)
- Flores: 12% (10%)
- Acessórios: 11% (9%)
- Calçados: 10% (13%)
- Bebidas: 9% (4%)
- Algo simbólico, feito por mim: 9% (7%)
- Cesta com quitutes: 8% (8%)
Como aproveitar:
Para os segmentos diretamente beneficiados, a estratégia é incluir sugestões que complementem o presente inicialmente pensado. Às flores podem ser somados chocolates; os chocolates podem ser dados com um bicho de pelúcia; os brincos podem ser combinados com pulseiras e colares. Até mesmo o item quando a pessoa vai fazer algo artesanal, é necessário matéria-prima e, assim, uma opção é oferecer um conjunto de elementos que possam virar um presente customizado.
Valor
Com relação ao valor a ser gasto na celebração, a pesquisa descobriu que a maioria (59%) pretende manter o valor gasto no ano passado; já 26% irão gastar um pouco mais e 15% tentarão economizar, comprando presentes mais baratos do que os ofertados em 2021.
Como aproveitar:
Nesse caso, a pesquisa traz um ponto de alerta. Isso porque, mesmo com o consumidor dizendo que pretende gastar o mesmo valor do ano passado, o aumento de preço generalizado para a aquisição de insumos e produtos significa uma provável redução no lucro que a data pode trazer.
Com essas informações em mãos, o momento é para você, o mais rápido possível, preparar seu negócio para o Dia dos Namorados. Esse é o momento. A pesquisa mostra que, apesar de alguns consumidores anteciparam a compra em um mês antes, a maioria compra mais perto da data: 39% nos 15 dias anteriores; 20% na semana do Dia dos Namorados; 13% na véspera e 5% no próprio dia.