Entenda o que são insurtechs e como estão dominando o mercado

Conheça 6 insurtechs brasileiras e saiba mais sobre as empresas do segmento no Brasil.

Publicado em 09/06/2021

.

Foto: Envato Elements

No mundo moderno, movido pela inovação, era apenas questão de tempo até a tecnologia dominar áreas antes esquecidas, como o ramo de seguros, que agora também passará a contar com o Open Insurance. As insurtechs estão revolucionando o mercado de seguros globalmente.

Embora essa tendência tenha se iniciado em países como Estados Unidos, Reino Unido e Singapura, as insurtechs já são realidade no Brasil. Aliás, o país conta com duas empresas no ranking InsurTech 100, um levantamento feito pela FinTech Global que lista as startups mais inovadoras em todo o mundo.

Quer descobrir quais são as empresas que estão dominando o mercado de seguros no Brasil? Confira com a gente as insurtechs que se destacam no cenário nacional!

O que são as insurtechs?

As insurtechs termo que mistura insurance (seguro) e technology (tecnologia) — são startups que revolucionaram o mercado conservador, desburocratizando a contratação de planos de seguro de vida, de imóveis, veículos e muito mais.

Quais são as insurtechs brasileiras?

Separamos algumas das principais insurtechs no Brasil, confira:

88 InsurTech

Com uma proposta moderna, a startup distribui produtos e serviços de seguradoras cadastradas, fornecendo ao corretor uma plataforma personalizada para administrar suas vendas. O uso de blockchain proposto pela empresa ganhou o respaldo da Unicef, que incluiu a 88 na lista de startups capazes de promover impacto social em escala global.

Ciclic

Voltada ao jovem que busca praticidade e rapidez, a Ciclic aposta nos planos de previdência complementar privada como forma de conquistar uma realização pessoal — da compra do primeiro carro a uma viagem ou intercâmbio, por exemplo.

Minuto Seguros

Fundada em 2011, a Minuto Seguros permite ao interessado cotar preços e comparar seguros de diversos planos e corretores em todo o Brasil, facilitando o processo de escolha. Por oferecer uma solução tecnológica no mercado de seguros, a empresa figura na lista InsurTech 100.

Segurize

Desenvolvido a partir de um aplicativo de vendas voltado para quem busca de renda extra, o Segurize permite que o usuário indique planos e seguros para sua rede de contatos, facilitando o processo de venda. Os segurizers recebem créditos a cada negócio fechado por indicação.

Thinkseg

A segunda empresa brasileira na lista InsurTech 100 utiliza Inteligência Artificial para oferecer produtos personalizados para cada cliente. O grupo Thinkseg investe em inovação para conquistar o público, e recentemente anunciou o lançamento do primeiro seguro pay-per-use (pague pelo uso) para automóveis no país.

Tô Garantido

No ramo de seguros de vida, a startup é a primeira empresa brasileira a participar do programa de aceleração do Catalyst Fund, uma iniciativa que conta com apoio de nomes de peso, como a Fundação Bill e Melinda Gates e a Fundação Rockefeller. A insurtech se dedica a promover inclusão financeira ao consumidor de baixa renda, utilizando a tecnologia como aliada.

Movidas pela mudança de hábitos de consumo do público, as insurtechs acompanham a onda tecnológica para melhorar a prestação de serviços e democratizar o acesso aos produtos. Além disso, a precificação do seguro também se beneficia da inovação na área, já que o monitoramento (com permissão do cliente) permite identificar riscos e calcular valores personalizados.

As insurtechs são a resposta do mercado à exigência do consumidor, tanto a pessoa física quanto a empresa que utiliza o serviço de seguro no dia a dia. 

Conheça o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, inovações digitais, dentre outras vantagens exclusivas:   

Tenha acesso aos conteúdos exclusivos do Programa Avançar, feitos para ajudar você a impulsionar o seu negócio! Cadastre-se em nosso portal e confira.