Busca
Agronegócio Prospera

Lei da Oferta e Demanda: O que é e como funciona

A imagem mostra uma pessoa fazendo compras em uma feira.

Você já percebeu que algum produto que você precisava muito estava em falta no mercado? Ou que o preço de algo subiu muito e não entendeu por quê? 

Nós temos uma resposta para isso: é a Lei da Oferta e Demanda, um conceito que faz parte da economia e ajuda a entender como preços e a oferta de produtos e serviços funcionam. 

Nesse artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a Lei da Oferta e da Demanda – inclusive como você pode aplicá-la em seu negócio. 

Continue com a gente para saber mais! 

O que é a Lei da Oferta e Demanda? 

A Lei da Oferta e Demanda – também chamada de Lei da Oferta e Procura – é uma lei da economia que explica como são definidos os preços e as quantidades de um produto disponível no mercado. 

Para entendê-la, é preciso entender o que é mercado, o que é oferta e o que é demanda. 

O que é mercado? 

O mercado é uma parte importante da Lei da Oferta e Demanda. 

Quando falamos sobre ele, não estamos pensando apenas em lugares que vendem alimentos e produtos de limpeza, mas sim sobre um grupo de vendedores que oferecem produtos e serviços de diversos tipos para compradores. 

Então, há diversos tipos de mercados dentro do mercado: o mercado de alimentos, de cosméticos, de automóveis, de roupas, entre outros. 

O que é oferta? 

Oferta é como é chamada a quantidade de produtos ou serviços disponibilizados no mercado pelos vendedores. 

A oferta depende de uma série de fatores, como estoque, custos de produção, matérias primas, entre outros. 

Além de decidirem a oferta, os vendedores também decidem quais serão os preços que esses produtos e serviços serão ofertados. 

O que é demanda? 

Já a demanda é a procura dos consumidores pelos produtos ou serviços. 

Ela é influenciada por fatores como renda e poder de compra da população, produtos similares disponíveis no mercado e até mesmo o preço praticado pelos vendedores. 

Microcrédito Prospera Santander

Como funciona a Lei da Oferta e Demanda?

O funcionamento da Lei da Oferta e Demanda é simples: a lei diz que o preço de algo disponível no mercado depende da quantidade oferecida (ou seja, de sua oferta) e da demanda do consumidor (ou seja, da procura do consumidor pelo produto). 

Portanto, quando a demanda aumenta, é comum que a oferta tente se ajustar a esse aumento – causando um aumento dos preços. 

Já quando a demanda cai – ou seja, há uma diminuição da procura por um certo produto ou serviço –, é comum que haja uma redução da oferta disponível devido à baixa procura, levando a uma queda dos preços para que os vendedores possam se livrar do estoque. 

Simplificando: alta demanda significa preços maiores; baixa demanda significa preços menores. 

Quais são os exemplos da Lei da Oferta e Demanda? 

A Lei da Oferta e Demanda não existe apenas em grandes empresas: ela faz parte do dia a dia de todos nós. 

Quer ver um exemplo? 

Sabe quando falamos que a melhor época para comprar roupas de frio é no verão, pois os preços estão mais baixos? É um exemplo da Lei da Oferta e Demanda em ação: como a busca por roupas de frio está mais baixa, os preços costumam baixar também. 

Você se lembra de quando todo mundo começou a procurar álcool em gel para higienizar as mãos durante a pandemia de COVID-19? A demanda pelo produto cresceu rapidamente, gerando escassez da oferta de um mercado pouco preparado para esse aumento e, consequentemente, o aumento de preços. 

Essa lei pode ser aplicada no seu negócio também! 

Vejamos um exemplo: se você é uma manicure, é comum que haja o aumento de buscas pelo seu serviço em datas comemorativas no fim do ano, certo? Ou seja, há uma demanda maior pelos seus serviços e você pode aumentar os preços devido à quantidade de tempo e produtos que gastará para dar conta de todas as clientes. 

Mas, preste atenção: nem sempre aumentos de preços são bem recebidos pelos clientes. Por isso, é preciso fazer uma boa precificação e saber comunicar os novos valores. 

No blog do Programa Avançar, nós te mostramos como calcular os preços de seus produtos e serviços e como avisar sobre aumentos para seus clientes. Continue a aprender agora! 

Post ID: | Current Page ID: 5535

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.