A exportação para a América Latina representa 90% das saídas de produtos industriais do Brasil. Ela envolve itens eletrônicos, químicos, metais, materiais elétricos e outros segmentos. Mas como funciona essa relação comercial entre os países e quais são as suas vantagens? Acompanhe!
Exportações brasileiras para América Latina
A América Latina é o principal destino das exportações brasileiras em diversos segmentos. Ela absorve 43,3% dos produtos químicos e 52,6% dos materiais plásticos e de borracha. Esse mercado oferece excelentes oportunidades de negócios para pequenos e médios empreendedores. A Argentina, por exemplo, é um dos principais importadores de produtos brasileiros e gera um retorno de 13,4 bilhões de dólares ao país.
Para fortalecer essa relação entre as duas nações, foi ratificado recentemente o Acordo de Facilitação de Comércio, da Organização Mundial do Comércio (OMC), a fim de reduzir os custos nas transações comerciais. A medida incentiva o mercado de manufaturados no Brasil e diminui o tempo de processamento das operações.
O México também tem um papel importante para as empresas brasileiras. Um acordo entre os dois países criou mais de 800 linhas tarifárias, ampliando as oportunidades de negociação de produtos.
O Chile é outro importante parceiro comercial do Brasil. Tanto que, em 2017, foi realizada a última etapa de implantação do Certificado de Origem Digital (COD) para simplificar os processos nas relações comerciais entre os dois países. A medida, inclusive, ajuda a diminuir o custo para os exportadores que precisam comprovar a origem das mercadorias.
Vantagens de exportar para a América Latina
As relações comerciais entre o Brasil e os outros integrantes da América Latina oferecem benefícios para todos os envolvidos. Confira!
Proximidade
A proximidade geográfica faz com que o transporte de mercadorias seja muito mais fácil e rápido. Isso ajuda os pequenos e médios empresários que precisam manter o baixo custo nas operações comerciais sem diminuir o fluxo de produção.
Facilidade de pagamento
Muitos locais, como Argentina e Uruguai, permitem que as compras e vendas sejam realizadas na moeda do país. Isso ocorre usando o Sistema de Pagamento em Moeda Local (SML), um convênio firmado entre os bancos centrais das nações. Esse acordo facilita as negociações e os pagamentos, uma vez que as moedas oscilam bastante em relação ao dólar.
Baixa tributação
A taxa de impostos pagos entre um país e outro pode prejudicar a lucratividade do empreendedor. Por esse motivo, a exportação para América Latina costuma ser uma excelente oportunidade para quem pretende investir na internacionalização. O imposto, muitas vezes, é nulo — o que gera uma relação comercial mais vantajosa para as companhias.
Como você pode perceber, há vários acordos e práticas entre os outros países da América Latina e o Brasil. É essencial que o empresário defina qual é o país mais adequado ao seu negócio e conheça as regras e documentações necessárias para começar a exportar.
Ao iniciar sua exportação para América Latina, contar com um parceiro de confiança pode ser o caminho certo para não cometer erros. Busque o apoio necessário e faça o seu negócio chegar mais longe!