Busca
Agronegócio Internacionalização

Conheça alguns efeitos da taxa de câmbio nos negócios

Foto: Envato Elements

De acordo com a definição do Banco Central do Brasil, a taxa de câmbio representa o preço de uma moeda estrangeira em unidades da moeda nacional. O sistema econômico de um país pode ser influenciado pelas variações cambiais e todo tipo de transação que tenha relação com algum detalhe no exterior será impactada.

Quer mais informações sobre importação e exportação? Clique aqui para se cadastrar gratuitamente em nosso portal e assistir nossa websérie Negócios Internacionais
Quer saber mais sobre importação e exportação? Temos uma websérie sobre Negócios Internacionais! Clique aqui para se cadastrar gratuitamente em nosso portal e assistir

Essas variações vão influir diretamente nas atividades de importação e exportação, com a possibilidade de causar fortes consequências nos negócios.

Desvalorização ou valorização?

Da mesma forma que em outros setores da economia, uma queda em um índice não representa, necessariamente, apenas aspectos negativos. E isso é fundamental para entender os efeitos da taxa de câmbio nos negócios.

É o caso da desvalorização cambial. Se a moeda do país perde valor, significa que as compras do exterior passam a ficar mais caras. Nesses casos, quem sai beneficiada é a exportação. Empresas que tenham um mercado em potencial fora do país têm a possibilidade de explorar esse aumento das vendas.

Por outro lado, quando o câmbio do país está valorizado, a alta impacta negativamente no produto exportado (pois está mais caro) e, por sua vez, incide no crescimento da importação de produtos do exterior.

Essa entrada de mercadorias externas pode ter efeitos negativos para a economia nacional, como o aumento da concorrência para a indústria nacional, que muitas vezes é pouco competitiva e acaba perdendo mercado para os produtos importados.

Como os negócios são impactados pelo câmbio

A movimentação interna de compra e venda passa a ser influenciada pelo cenário econômico externo. Se os produtos importados estão mais baratos, por exemplo, há queda no consumo de opções nacionais – o que pode gerar fortes prejuízos para a indústria nacional.

O outro caminho também existe: com produtos externos mais caros, o consumo de produtos produzidos dentro do país aumenta, diminuem os juros e cresce a produção.

Dicas de comércio exterior e câmbio

Sabendo da relação intrínseca entre o comércio exterior e a variação cambial, é importante buscar uma consultoria que proporcione o apoio necessário para essas operações. O Banco Santander possui uma área exclusiva dedicada ao comércio exterior e câmbio, que oferece suporte para essas áreas. Clique aqui e tenha mais informações sobre o assunto.

Quer ajuda para internacionalizar seus negócios? Conte com o Programa Avançar!
Conheça nossas iniciativas para apoiar o seu processo de internacionalização.

Post ID: | Current Page ID: 5401

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.