Expandir o negócio para fora do Brasil é uma atitude ousada, mas pode ser uma opção estratégica para potencializar o crescimento e aumentar o faturamento. Afinal, quando o mercado interno está saturado ou em crise, é natural buscar uma alternativa internacional e aproveitar todo incentivo governamental externo.
Porém, o sucesso da internacionalização depende de um planejamento bem-elaborado. Desde a seleção do país (e da cidade) com mercado mais promissor à busca de recursos estratégicos, o empresário deve basear sua decisão em uma análise cuidadosa, a fim de minimizar o risco financeiro e operacional.
Conquistar o mercado global e fazer um bom negócio em outro país não é mais uma opção apenas de grandes organizações. A exportação já faz parte da rotina de empresas de qualquer porte. As fronteiras deixaram de ser um obstáculo para o empreendedor brasileiro.
Quer descobrir como ter sucesso na internacionalização? Confira algumas dicas valiosas para não errar ao começar sua atividade internacional.
1. Encontre o mercado ideal para o seu produto
A escolha do mercado deve levar em consideração o objetivo da empresa e sua expectativa com relação à expansão. Existem cidades ao redor do mundo que oferecem um ambiente menos competitivo. Outras contam com matéria-prima mais barata ou mão de obra especializada.
Uma seleção bem-fundamentada pode ser o primeiro passo para o sucesso da internacionalização.
2. Dedique-se à captação de recursos
Captar recursos para o desenvolvimento do negócio faz parte da gestão estratégica de qualquer empresa. Porém, ao buscar capital em outro país, é fundamental diversificar os fundos de aporte para não colocar em risco a sobrevivência da companhia.
É possível contar com investimento de pessoa física, empresa, organização sem fins lucrativos, fundação internacional e até mesmo governamental.
3. Busque ativos estratégicos
Os ativos estratégicos são essenciais para a sustentabilidade do negócio, já que diferenciam sua empresa da concorrência e atraem a atenção do mercado consumidor.
Para se destacar no cenário internacional, um dos ativos que garantem o sucesso da internacionalização é a gestão da marca. Elabore um plano de marketing dedicado a consolidar a empresa e mantê-la competitiva.
4. Invista na eficiência de processos
Expandir para o mercado internacional implica em risco: desde a diferença cultural até a situação política, o empresário está sujeito a diversas variáveis — e nem todas podem ser previstas.
Por isso, a melhor maneira de conquistar uma posição de prestígio em outro país é prezar a qualidade do produto e a eficiência de seu processo. É fundamental ter uma pessoa de confiança supervisionando toda operação e otimizando os recursos disponíveis.
No mundo corporativo, toda atividade traz risco, não é mesmo? Por isso, o planejamento estratégico é a melhor maneira de promover o crescimento sustentável da empresa, tanto no mercado nacional quanto fora do país.
A internacionalização deve ser mais uma etapa do plano de negócio, de forma a diversificar as transações e conquistar uma nova parcela do mercado. Além disso, é fundamental contar com auxílio de profissionais experientes para trazer segurança ao processo.
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