O empresário brasileiro que deseja atuar no mercado externo aponta a burocracia administrativa como a principal vilã no desenvolvimento do negócio. Você também pensa assim? Pois saiba que existe um jeito mais fácil de gerenciar remessa.
Neste artigo, vamos mostrar que é possível dar mais celeridade ao procedimento alfandegário com algumas dicas. Continue a leitura e confira!
Principais problemas causados pela burocracia
Segundo um relatório divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro com dados do Banco Mundial, o Brasil ocupa a 106ª posição em termos de burocracia nos portos (118 países estavam na lista).
O principal motivo é a quantidade de entraves durante o processo, como dificuldade na logística, custo alfandegário desafiador, complexidade dos documentos exigidos — além de outros obstáculos comuns a todas as empresas, independentemente do porte ou localização geográfica.
Outro problema é que, se você não tiver uma orientação correta, vai acabar pagando uma tarifa mais alta. Como consequência, sua empresa se torna menos competitiva e, aos poucos, perde espaço.
Como otimizar o processo alfandegário
Sem dúvidas, os desafios da exportação são muitos. A seguir, confira as principais dicas para melhorar o fluxo da mercadoria!
Entenda a importância de integrar sistemas
Adotar o sistema integrado é útil para reunir todas as informações dentro de um único ponto de contato. Isso representa economia de tempo para você se dedicar a outras prioridades, assim como mais eficiência no processo.
Ajuda ainda na busca por um prazo menor entre embarque e desembarque, reduz falha, retrabalho e custo, além de promover segurança no deslocamento de ponta a ponta da cadeia logística.
Adote um ERP eficiente
O Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial é uma tecnologia que auxilia o gerenciamento de toda movimentação do negócio de maneira eficaz.
Em outras palavras, é uma plataforma que permite controlar as atividades relacionadas à saída de um produto, desde o ponto de partida até o destino final. Com ela, o controle de estoque é otimizado, e o operador tem uma visão geral do que está armazenado.
Cada vez que um cliente compra o seu produto, é preciso dar sequência a uma série de ações, como: emitir certificado, imprimir nota fiscal e calcular taxa, frete e outros custos. Sem automação, é humanamente impossível administrar bem tantos processos.
Conte com consultoria especializada para gerenciar remessa
O Banco Santander desenvolveu uma ferramenta específica para facilitar a sua entrada no mercado exterior. O Portal Santander Trade traz diversas orientações, como: normas, procedimentos, leis, tipo de moeda e o passo a passo completo para a venda.
Você pode acessar informações sobre futuros parceiros em mais de 100 países. A base de dados mostra os maiores exportadores americanos, a consulta de eventos na região escolhida e o setor de seu interesse.
O sistema apresenta dicas sobre o ambiente jurídico, práticas empresariais, fiscais e outras que contribuem para a segurança da internacionalização. Mais uma vantagem do Santander Trade é fazer parte de uma rede de relacionamento, permitindo a interação com uma comunidade global de exportadores e importadores em diversos países.
Como vimos, gerenciar remessa exige algumas burocracias. No entanto, é possível ser bem-sucedido com as práticas que apresentamos. Conte com o Santander Trade, interaja com outros empreendedores, explore todas as informações do país onde deseja entrar e otimize o processo de exportação a fim de aumentar o lucro!