Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Coloque em prática os conceitos da metodologia lean



A metodologia lean, também conhecida como metodologia enxuta, teve sua origem na década de 80, no Japão. Foi desenvolvida pela Toyota para tornar mais eficiente a produção de seus veículos.

Esse sistema de gestão é muito popular em empresas de qualquer ramo. Ele visa a redução do desperdício de recursos, ou seja, a otimização de cada etapa de determinado trabalho. Dessa maneira, paralelamente, aumenta-se o valor agregado do produto e a satisfação do cliente.

Mas como colocar a metodologia lean em prática? Sugerimos a seguir um passo a passo. Confira!

Tenha um bom planejamento

Antes de ser iniciado, qualquer projeto precisa passar pela etapa do planejamento. Isso inclui a identificação do cenário atual, para posterior definição do objetivo.

Nessa parte, determina-se quem serão os envolvidos no projeto e a responsabilidade de cada um. Também é o momento de definir os recursos necessários e o processo a ser executado para possibilitar o alcance do objetivo.

Engaje os participantes

Não há dúvida: o sucesso de um projeto depende do engajamento de seus participantes. Se a equipe estiver motivada e disposta a trabalhar de forma alinhada com o objetivo da empresa, certamente vai contribuir para que a aplicação da metodologia seja bem-sucedida.

Para conquistar uma equipe engajada, invista em:

  • comunicação interna eficaz;

  • uso de meta inteligente;

  • estímulo à criatividade;

  • feedback contínuo;

  • treinamento constante.

Comece com ações simples

Para implantar a metodologia lean, a empresa precisa integrar valores e processos. Como a satisfação do cliente é um pilar desse sistema, invista em detectar o que agrega valor ao produto ou serviço na perspectiva do consumidor. Depois, estruture sua ação de modo a atingir essa expectativa.

Comece fazendo o desenho do seu processo, detectando o que é fundamental e o que pode ser descartado. Identifique o fluxo de cada procedimento e simplifique-o: nessa etapa, tudo que não agregar valor deve ser removido.

É importante, também, estar atento à integração entre os departamentos. Eles são interdependentes, e contribuem para a entrega de um produto ou serviço completo e com maior valor agregado.

Faça avaliações constantes

Um dos pilares da metodologia lean é a busca pela melhoria contínua de processos e pessoas, a fim de garantir a entrega de um produto de valor sem nenhum desperdício.

Para medir sua evolução e o alcance do objetivo, a empresa precisa desenvolver uma métrica de desempenho. Você deve saber onde está e aonde pretende chegar. O resultado pode ser mensurado por meio de indicadores alinhados à estratégia do negócio e avaliados constantemente.

Como vimos, a metodologia lean representa muitos benefícios para a empresa que a aplica, tornando-se a ferramenta ideal para o alcance de uma gestão mais eficaz.

A essência desse método é o uso racional dos recursos. Isso proporciona a redução de desperdício, o que significa menos despesa com recursos materiais e humanos — além de tempo. Com esse ganho de produtividade, a receita aumenta. Empresa e cliente saem ganhando.



Post ID: | Current Page ID: 5246

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.