Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Santander disponibiliza ferramenta para gestão de fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa pode ser considerada a atividade básica e mais importante da gestão financeira de um negócio. De forma simplificada, o fluxo de caixa é o controle de tudo aquilo que entra de dinheiro no caixa da empresa (as vendas realizadas, por exemplo) e de tudo o que sai (pagamentos em geral – Ted/Doc, Pix, pagamento de salários, contas de luz e água, impostos etc.). Acompanhar o fluxo de caixa possibilita antecipar possíveis faltas ou saldos positivos, o que ajuda na tomada de decisão financeira (contratação de crédito ou direcionamento da sobra para aplicação, por exemplo), além de indicar se o negócio está em um bom caminho ou precisa de ajustes. 

Apesar de parecer algo simples, o fluxo de caixa costuma se tornar um desafio para pequenos empreendedores, pois exige uma permanente atualização dos valores já recebidos e pagos, bem como aqueles previstos para os meses seguintes.

Pensando nessa dificuldade, o Santander desenvolveu o Gestão Integrada, uma plataforma de controle financeiro que possibilita uma análise completa das movimentações realizadas e futuras em um único lugar. Vale destacar que a ferramenta foi criada do “zero” pelo Santander (ou seja, não é a adaptação de uma aplicação disponível no mercado) e pensada para o dia a dia de empreendedores. 

O Gestão Integrada já disponível para clientes Santander Pessoa Jurídica de qualquer porte, inclusive para quem é MEI. Nessa primeira fase, oferece a visão dos pagamentos e recebimentos realizados pela empresa nos últimos 90 dias e os lançamentos futuros também no horizonte de três meses. São contabilizadas as movimentações de PIX, cobrança, pagamentos de salários, TED, DOC e transferências. A previsão, no entanto, é de que novas funcionalidades sejam disponibilizadas gradualmente, inclusive com o aumento do período de transações. 

Saiba mais sobre a plataforma e suas funcionalidades:

Como habilitar o Gestão Integrada na minha conta Santander Pessoa Jurídica?

É muito simples habilitar o Gestão Integrada. Basta acessar sua conta corrente pelo Internet Banking. No menu de navegação, clique na opção Gestão Integrada e siga os passos indicados para formalizar o aceite e passar a utilizar a ferramenta. No período de 24h, a ferramenta disponibilizará as informações da sua conta.

Haverá cobrança do uso do Gestão Integrada?

A plataforma está sendo oferecida gratuitamente. Caso se inicie um período pago, você será avisado previamente e poderá decidir se pretende continuar a utilizar a ferramenta. 

Como utilizar o Gestão Integrada?

Com menu simples e intuitivo, é bem fácil utilizar o Gestão Integrada. Em caso de dúvidas, basta consultar o canal digital Gent& PJ ou o gerente de sua conta pessoa jurídica.

Quais as funcionalidades disponíveis no momento?

Consulta por período

Você pode escolher o período que quer avaliar, no momento está disponível a visão de 90 dias para trás ou para frente da data atual. Basta indicar o intervalo de tempo que deseja consultar. O sistema também traz atalhos para períodos pré-definidos, tanto para visão passada quanto projeção de futuro (7 dias, 15 dias, 30 dias).

Valores meramente ilustrativos

Consulta por tipo de movimento financeiro

Além da visão geral, é possível consultar a lista de pagamentos (saídas) ou de recebimentos (entradas) no período selecionado.

Valores meramente ilustrativos

Consultas por tipo de produto financeiro

Quer saber quantos dos seus recebimentos foram via pix? Com poucos cliques você consegue ter essa informação por meio do Gestão Integrada.

Valores meramente ilustrativos

Acompanhamento por gráficos

É possível visualizar o fluxo de caixa por meio de gráficos, o que facilita o entendimento da diferença entre entradas e saídas do caixa. O sistema também permite fazer o download dos gráficos, para serem incluídos em apresentações ou relatórios financeiros, por exemplo.

Valores meramente ilustrativos

Exportar os dados para planilhas

Todos os dados podem ser baixados para alimentar planilhas como as do Excel.

Valores meramente ilustrativos

Contando com a ajuda do Gestão Integrada, será bem mais simples acompanhar o fluxo de caixa de sua empresa. Como dito anteriormente, isso facilita a tomada de decisão em tempo oportuno. Afinal, ter controle do fluxo não significa que ele não apresente falhas: muitas vezes, há pouca margem para negociar prazo com fornecedor, porém é necessário dar prazo de pagamento para o cliente. Isso faz com que seja necessário desembolsar valores significativos que só serão repostos lá na frente. Nesse caso, perceber que faltarão recursos para cumprir com compromissos financeiros é de grande valia, pois a antecipação pode levar a uma decisão mais assertiva. Você pode recorrer a um empréstimo de capital de giro, por exemplo. Por isso, vale conhecer bem as diferentes modalidades de crédito existentes para escolher a mais adequada a cada situação. Pode apostar: com conhecimento de crédito e controle de fluxo de caixa, sua empresa terá mais capacidade para enfrentar desafios financeiros e seguir crescendo.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.