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Preço de custo e preço de venda: Qual a diferença e como calcular?

A imagem mostra um cifrão vermelho para ilustrar o cálculo de preço de custo e preço de venda.

Uma das partes mais importantes na hora de cuidar do seu negócio é saber como cuidar da parte financeira dele. E isso inclui saber como calcular preços, tanto o preço de custo quanto o preço de venda. 

Apesar dos nomes semelhantes, esses dois preços são muito diferentes e interferem diretamente no lucro que você terá com seu trabalho. 

Nesse artigo, vamos te explicar o que é preço de custo e preço de venda e como fazer o cálculo desses dois valores. 

Continue lendo para saber mais! 

Qual a diferença entre preço de custo e preço de venda? 

A diferença entre esses dois preços é bem simples: enquanto o preço de venda é o preço que será cobrado dos clientes pelo produto ou serviço que você está oferecendo, o preço de custo são os custos que você tem para produzir o que você vende ou fazer o serviço que você presta. 

Fácil, né? Vem saber mais com a gente! 

O que é preço de custo? 

O preço de custo é o valor que você gasta para produzir ou comprar um produto ou serviço que vai revender. 

Ou seja, é a soma de todos os custos que você tem para fazer o que você vai vender. 

Por essa razão, o preço de custo também é considerado o preço mínimo pelo qual um produto ou serviço pode ser vendido sem causar prejuízos à empresa.  

O que faz parte do preço de custo? 

Para calcular o preço de custo, é preciso considerar alguns custos que ocorrem durante a produção ou compra de um produto ou serviço.  

Entre eles estão: 

  • Gastos com matéria prima; 

  • Gastos com mão de obra; 

  • Gastos com transporte. 

Esses são os chamados custos de produção, ou seja, todos os custos que você tem para fabricar um produto ou prestar um serviço.  

Por que é importante calcular corretamente o preço de custo? 

Para evitar prejuízos financeiros. Calcular o preço de custo corretamente é importantíssimo para que você não perca dinheiro no seu negócio. 

Isso porque é com base nesse preço que você irá definir o preço das vendas do seu negócio, garantindo seu faturamento, assim como sua margem de lucro, fundamental para que você tenha lucro com seu trabalho. 

Como calcular o preço de custo? 

Para calcular o preço de custo de um produto ou serviço é preciso reunir e somar todos os custos que você teve para produzi-lo ou prestá-lo, no caso de serviços. 

São eles os custos diretos, os custos indiretos, os custos fixos e os custos variáveis. 

Custos diretos 

São os custos que estão diretamente relacionados à produção e, sem eles, produzir ou prestar o serviço é impossível. 

Entre eles estão: 

  • Matéria-prima; 

  • Embalagem; 

  • Mão de obra. 

Custos indiretos 

Os custos indiretos são aqueles que, apesar de necessários para a produção, são mais difíceis de mensurar. Isso porque são gastos com energia elétrica, água, internet, entre outros. 

Por isso, esses custos devem ser calculados de forma proporcional ao que é produzido: é possível tirar a média do que é gasto, por exemplo. 

Custos fixos 

Os custos fixos são aqueles que não mudam (ou mudam muito pouco) de acordo com a produção.  

Aluguel, por exemplo, é um custo fixo: ele deve ser pago periodicamente, independentemente da quantidade de produtos fabricadas naquele mês ou de serviços prestados. 

Custos variáveis 

São os custos que estão diretamente relacionados à produção: se a produção aumentar, eles vão aumentar junto; se a produção diminuir, eles também se manterão baixos. 

Entre os custos varáveis estão: 

  • Impostos e taxas pagas para o governo; 

  • Comissões pagas aos funcionários; 

  • Pagamento de horas extras. 

O que é preço de venda? 

Ao contrário do preço de custo, o preço de venda é o preço pelo qual os produtos ou serviços serão vendidos pelo seu negócio. 

Ou seja, é o preço que os clientes irão pagar. 

Para decidir qual é o preço de venda dos produtos e serviços em seu negócio, você precisa fazer a precificação, um processo no qual você irá calcular todas as variáveis necessárias para chegar a um preço final. 

Para calcular o preço de venda, é preciso considerar: 

  • O preço de custo (ou custos de produção); 

  • Preço cobrado pelos concorrentes; 

  • Lucro esperado com a venda. 

Como calcular o preço de venda? 

Para calcular o preço de venda, você pode utilizar uma fórmula muito simples: 

Preço de venda = Preço de custo + Margem de lucro desejada 

Basicamente, com essa fórmula, você vai decidir o quanto de lucro quer ter em cima do preço de custo do que você vende. 

Vamos ver um exemplo: um comerciante produz um bolo que tem o preço de custo de R$15. Ele quer ter um lucro de 70% em cima desse valor com a venda desse produto. Vamos aplicar esses valores na fórmula: 

Preço de venda = Preço de custo + Margem de lucro desejada 

Preço de venda = R$15 + 70% 

Preço de venda = R$25,50 

Então, para ter a margem de lucro desejada, o comerciante teria que vender seu bolo por R$25,50. 

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