Para uma equipe ter um bom desempenho, precisa ser governada por um líder. No entanto, nem todo gestor é, necessariamente, um. Mas, deveria ser: líderes têm papel fundamental na evolução dos membros de um time, pois são os responsáveis por motivá-los e inspirá-los diariamente.
Ao compreender melhor seu papel dentro da empresa e a importância que possui sobre a performance da equipe, um gestor consegue desenvolver sua identidade de liderança. Confira seis características de líderes inspiradores e descubra como tornar-se um:
POSITIVIDADE
Líderes inspiradores conseguem encontrar o lado positivo de qualquer situação e compartilhar, com tranquilidade, para sua equipe – evitando que se prejudiquem com erros ou demais problemas, afinal, são inevitáveis. Com uma perspectiva sempre positiva, emanam esperança para o futuro, passando a confiança de que o time, se trabalhar em conjunto, pode ajudar a tornar o amanhã muito melhor do que o hoje.
GRATIDÃO
Equipes que possuem líderes gratos são mais motivadas e comprometidas: gestos de gratidão mostram às pessoas que elas são importantes. Agradecer e valorizar as conquistas do time, além de estimular o bem-estar dentro do grupo, inspira cada membro para dar o seu melhor.
EMPATIA
Escutar o que os membros da equipe têm a dizer é uma característica fundamental de um líder inspirador. Um gestor não pode apenas falar, e sim aprender a ouvir e responder de forma adequada o funcionário que o procurou por algum motivo; deve acreditar, ainda, que todas as pessoas, independentemente de sua posição ou habilidade, merecem seu tempo e atenção.
COMUNICAÇÃO
Um líder precisa saber se comunicar, pois pode ser interpretado erroneamente por sua equipe. Um gestor com comunicação efetiva é aquele que sabe explicar qualquer tema de maneira prática e fácil para seu time, evitando que o grupo compreenda a mensagem de maneira errada, prejudicando o andamento das demandas.
PAIXÃO
O entusiasmo em cumprir e colaborar com a missão de uma empresa é fundamental para um líder ser inspirador. Um gestor que não gosta de seu trabalho, com certeza terá uma equipe que não estará satisfeita com sua posição dentro da empresa. Quem trabalha com paixão apresenta para o time, diariamente, o papel de cada membro na evolução da organização – estimulando a motivação e o comprometimento de cada funcionário.
HUMILDADE
Em hipótese alguma, líderes podem ser arrogantes ou agir como se fossem mais qualificados do que suas equipes. Funcionários não gostam de gestores que agem como se fossem melhores a todo instante: ao invés do líder servir como fonte de inspiração, acaba sendo interpretado como prepotente – o que atrapalha o desenvolvimento do grupo como um time.