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TikTok: como utilizar para aumentar as vendas

Cada vez mais o TikTok está presente no dia a dia dos brasileiros. Dados da Statista apontam que, por aqui, cerca de 4,72 milhões de pessoas usam o TikTok, o que coloca o Brasil como o segundo mercado da plataforma, perdendo apenas para a China, seu país de origem. As grandes marcas há muito já enxergaram o potencial do efeito dos vídeos curtos em suas vendas e passaram a ampliar o engajamento e ações.
Para abrir espaço para que também as pequenas e médias empresas aproveitem, em suas estratégias de marketing, o grande público reunido pela plataforma, o TikTok disponibiliza o TikTok Ads Manager.
Destinado a empreendedores, o TikTok Ads Manager simplifica a criação e divulgação de anúncios, oferecendo ferramentas criativas e segmentação inteligente de público. Além disso, o sistema trabalha com orçamento flexível, ou seja, é possível ajustar os gastos com o anúncio a qualquer momento. A previsão é de que aos poucos sejam incluídas novas funcionalidades, que permitam análise de desempenho e do envolvimento com o público.

Antes de pensar em criar anúncios, porém, é importante primeiro construir uma base para que o crescimento aconteça a partir do conhecimento de como seu público interage com a plataforma. Por isso, a recomendação é criar uma estratégia para a atualização, acostumar-se com o uso das ferramentas disponíveis e estabelecer um ritmo de postagens (e cumprir com o previsto). Confira 5 pilares essenciais para a criação de conteúdos no TikTok:

1. Criatividade

São os vídeos diferentes que viralizam. Pense em situações engraçadas e curiosas associadas com seu negócio e que possam ser utilizadas para chamar atenção do público. Experimente usar recursos como música e locução para deixar seus vídeos mais atrativos.

2. Entretenimento sempre antes do produto ou serviço

Lembre-se: a pessoa que acessa o TikTok está em busca de diversão e distração e não pensando em comprar algo ou contratar algum serviço. Por isso, o foco deve ser mostrar um lado divertido da sua marca ou empresa. A venda acontecerá a partir da relação de confiança e de referência no segmento gerada pela presença da sua marca no dia a dia de clientes potenciais.

3.Respeito ao formato

O TikTok é acessado por celulares. Isso quer dizer que o conteúdo deve ser sempre gravado em tela cheia e na vertical. Isso garante a visualização de forma correta.

4. Agilidade e atenção às trends e challenges

Trends são as tendências do momento dentro do aplicativo, já os challenges são os desafios. Fazer postagens que acompanham as tendências e participar dos desafios são formas de aproveitar as ondas da plataforma para ganhar audiência. E atenção: a questão aqui é velocidade e não perfeição. De nada adianta postar um vídeo muito bem feito, com iluminação impecável depois que aquele conteúdo já perdeu a força. 

5. Autenticidade

Essa é a regra mais importante: embarque apenas nas tendências que fazem sentido para o seu negócio, sua marca e para seus seguidores. Caso contrário, há tanto o risco de você atrair o público errado, que não vai consumir seu produto, como de afastar o público certo.
Se você ficou motivado para levar seu negócio para o TikTok, mas ainda não é usuário do aplicativo, vá com calma. Crie um usuário pessoal, passe a acessar com frequência, confira o que marcas concorrentes andam fazendo, converse com pessoas conhecidas que costumam passar bastante tempo acessando o aplicativo. Assim, você começa a entender como tudo funciona e pode tirar o melhor proveito para sua marca.

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