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O que não fazer com seu e-commerce

Para quem não gosta ou não tem paciência de frequentar lojas, comprar por um e-commerce pode ser a melhor saída: as compras podem ser feitas da comodidade de casa em poucos minutos e o cliente ainda tem a possibilidade de verificar avaliações de outros consumidores acerca do produto ou serviço pelo qual está interessado – evitando frustrações.

O e-commerce é um dos mercados que mais cresce no Brasil: tem baixo investimento inicial e ótima rentabilidade. Empresas que decidiram criar uma loja virtual conseguem alcançar mais compradores em qualquer parte do país; vender 24 horas por dia e 7 dias por semana; acompanhar os consumidores e criar ações digitais exclusivas para eles.

Mas não basta ter um e-commerce e não saber gerenciá-lo: os clientes precisam ser atraídos para seu portal e, ainda, interagir com a sua marca. Confira como estimular esse comportamento nos consumidores:

APELO AOS SENTIDOS DOS CLIENTES
O cliente precisa envolver-se e interagir com o produto ou serviço que deseja adquirir. Como? Claramente, o consumidor não conseguirá tocar no objeto, mas seu e-commerce pode criar ferramentas que permitam essa interação: investir na qualidade da apresentação, mostrar vídeos e imagens do produto em funcionamento, ter avaliações reais de outros compradores – que podem, inclusive, compartilhar fotos de suas experiências pessoais –, entre outras ações que devem ser definidas de acordo com o que sua loja deseja vender.

EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR EM PRIMEIRO LUGAR
Se um cliente tiver alguma experiência ruim com seu e-commerce, certamente não voltará a comprar de sua loja virtual. O consumidor precisa sentir-se bem assessorado durante sua compra: quer sentir que foi bem atendido, mesmo que não existam vendedores reais; quer ter um canal de comunicação direta com a empresa, caso precise tirar dúvidas; quer receber rapidamente e que o site cumpra com o prazo estipulado; quer receber o produto exatamente da maneira que havia o imaginado; e, ainda, quer ter acompanhamento pós-venda.

Um e-commerce precisa investir na qualidade dos serviços oferecidos aos seus compradores – quanto mais credibilidade a marca tiver na internet, mais usuários irá alcançar.

COMO SE DESTACAR NO MERCADO
O mercado online constantemente está passando por transformações. Portanto, ao criar um e-commerce, é preciso manter-se atualizado às tendências e mudanças do segmento. Quem não se preocupa com as novidades do setor, tende a perder consumidores, que irão atrás de lojas virtuais que ofereçam mais novidades e inovação.

Além disso, é fundamental valorizar a criação de uma equipe qualificada: mesmo que o site não possua vendedores reais, o e-commerce precisa ter atendentes experientes para tirar as dúvidas do consumidor e responder aos questionamentos e reclamações. Um time despreparado pode arruinar a reputação da loja virtual. Portanto, por mais que o suporte não seja presencial, os colaboradores precisam ser bem treinados.

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