O crescimento de um negócio está estreitamente ligado à comercialização de seus produtos ou serviços. Ou seja, ter uma boa equipe de vendas é fundamental para garantir o desenvolvimento da organização.
Mas não basta ter bons vendedores, se não tiver estruturado metas de vendas: mesmo sendo experientes, os profissionais precisam ser direcionados por qual caminho devem seguir.
Não existe meta boa ou ruim, e sim metas alcançáveis para cada modelo de negócio. Isso significa que você não pode se espelhar no plano de metas de uma empresa só porque ela está com os resultados positivos, o mercado de atuação dela pode não ser o mesmo que o seu – os objetivos, claramente não serão.
O princípio da criação de metas é fazer com que a equipe compreenda quais práticas devem seguir para alcançar os resultados planejados. Por esse motivo, as metas devem ser pensadas de forma que sejam alcançáveis, e não impossíveis de serem concretizadas: metas muito complexas ao invés de motivarem os vendedores, estimulam a desistência dos profissionais em atingir os objetivos.
Para criar metas de acordo com as necessidades e expectativas do seu negócio é preciso, antes de tudo, definir o quanto sua empresa quer e precisa crescer. Não basta dizer que quer crescer no mercado, é necessário estabelecer o quanto quer crescer e em que período de tempo. Com dados factíveis ficará mais fácil acompanhar o desenvolvimento e mensurar os resultados.
Como está o mercado em que o seu negócio está inserido? Conhecer o mercado de atuação é o segundo passo na hora de definir as metas: descubra, por meio de pesquisas setoriais, qual o percentual de crescimento do segmento e se há previsão de expansão para o próximo ano. Assim, é possível definir metas que estejam de acordo com o crescimento do mercado como um todo, evitando previsões e apostas erradas.
Ao conseguir os dados tanto da empresa como do mercado, é hora de fazer uma relação para descobrir o quanto precisa vender para aumentar o crescimento previamente planejado. Para fazer o cálculo mais assertivo, basta fazer uma média das vendas dos últimos meses ou anos de acordo com o que planejou para os meses seguintes.
Por fim, analise a capacidade de vendas e entregas da sua empresa, para verificar se atendem às demandas que irão impulsionar o crescimento da organização. É preciso estruturar quanto você consegue vender e entregar mantendo a qualidade e cumprindo com os prazos combinados. Afinal, a satisfação do cliente deve vir sempre em primeiro lugar: ao responder às expectativas dos consumidores, a companhia conseguirá alcançar as metas planejadas com mais rapidez e assertividade.
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