Storytelling é a técnica de criação de histórias que geram empatia nas pessoas pelas marcas para que as empresas conquistem novos consumidores – e mantenham a preferência dos atuais.
Conteúdo e negócios, atualmente, caminham juntos. Com o Storytelling, o processo de compra tende a acontecer naturalmente. Afinal, quando um consumidor prefere uma marca, opta por consumir mais seus produtos e serviços. Mas há uma técnica que pode ser utilizada para transformar a história em uma venda garantida – e muito bem-sucedida: o Storyselling.
Storyselling significa, basicamente, utilizar a narrativa criada por meio das técnicas do Storytelling para vender algo. Com ela, a organização não só oferece seu produto ou cria um vínculo com o cliente, como também o estimula a comprá-lo. Confira como colocá-la em prática:
1. ESCOLHA OS CANAIS DE INTERAÇÃO
Primeiramente, é preciso definir em quais canais de comunicação (televisão, internet, mídia impressa, rádio) sua empresa irá divulgar a história. Não pense pequeno: com a técnica de Storyselling, é possível criar conteúdos transmidiáticos, ou seja, cada mídia transmitindo a história de forma diferente, de maneira que todas as pontas se complementem.
Isso significa que a campanha pode acontecer na televisão e fazer com que os consumidores migrem para a internet para acompanhar a continuação ou participar de alguma ação.
Para determinar a escolha é preciso, também, analisar o perfil do público-alvo da organização: gostos, interesses, tendências de consumo, comportamento de compra, canais em que buscam informação, necessidades como consumidor, concorrentes que procuram.
Toda informação é relevante para construir um conteúdo diferenciado, que chame a atenção e engaje o consumidor-alvo.
2. DEFINA SEU CONTEÚDO
Boas histórias permitem que consumidores criem empatia com uma marca, criando um vínculo efetivo com a empresa. A partir do que sua empresa oferece, analise com que tipo de histórias é possível associar: mostrando bastidores? Apresentando o impacto que possui na vida das pessoas? Relatando como o produto chega até o consumidor?
Com os canais de interação definidos, verifique como a história pode ser contada em cada mídia, de forma que impacte positivamente o consumidor que esteja na ponta.
3. SEJA TRANSPARENTE E AUTÊNTICO
As narrativas das histórias não podem ser complexas – na verdade, quanto mais simples de serem compreendidas, melhor – e muito menos falsas. Hoje em dia, o consumidor tem todos os meios possíveis para buscar a veracidade de informações, por esse motivo, a empresa não pode arriscar divulgar narrativas que não sejam verdadeiras.
Com uma mentira, ao invés dos clientes criarem empatia pela marca, vão queimá-la para o mercado.