Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Carnaval 2025: Como se preparar para a data

A imagem mostra duas mulheres aproveitando o Carnaval.

No Brasil, o Carnaval é uma das datas mais marcantes do ano para setores como comércio e turismo. Para quem tem o objetivo de vender mais durante a comemoração, vale a pena investir em ações específicas que sejam atrativas para o seu público-alvo.  

Algumas estratégias podem ser úteis não somente nessa celebração, mas também a longo prazo, trazendo resultados como aprimoramento da experiência do consumidor e fidelização. 

Se você se interessa sobre o tema, continue acompanhando as informações deste artigo. Boa leitura! 

Quando é o Carnaval em 2025? 

Em 2025, o Carnaval ocorrerá entre os dias 1 e 4 de março. A data muda anualmente de acordo com o calendário da Igreja Católica. 

O período será dividido da seguinte maneira: 

  • 1 de março - Sábado de Carnaval 

  • 2 de março - Domingo de Carnaval 

  • 3 de março – Segunda-feira de Carnaval 

  • 4 de março – Terça-feira de Carnaval 

  • 5 de março – Quarta-feira de Cinzas 

O que mais vende no Carnaval? 

Entre diversos nichos que encontram oportunidades para vender mais no Carnaval, sempre existem aqueles que se destacam: 

  • Alimentos e bebidas; 

  • Fantasias; 

  • Maquiagens chamativas; 

  • Ingressos para eventos; 

  • Hospedagens e aluguel de temporada; 

  • Acessórios para festas; 

  • Acessórios como pochete e capinha de celular à prova d’água.  

8 dicas de como vender mais no Carnaval 

Marcas que desejam conquistar destaque no Carnaval devem pensar na data com antecedência. O quanto antes você começar a colocar as estratégias abaixo em prática, maiores são as chances de obter sucesso em suas vendas.  

  1. Deixe sua loja física ou e-commerce no clima 

A identidade visual é um dos pontos mais importantes para diferenciar seu espaço físico ou virtual. Como o Carnaval é uma data animada, vale a pena apostar em elementos que combinam com este clima, como um banner especial para a home do site e decoração criativa na loja física. 

  1. Crie ações especiais 

Utilize a criatividade para atrair clientes de acordo com o seu nicho. Uma loja física de cosméticos, por exemplo, pode investir em um espaço voltado para testes de maquiagens neon, com glitter e pedrarias. Já uma loja de roupas pode inovar criando uma coleção especial de Carnaval.  

  1. Faça ofertas relevantes para a data 

Avalie se faz sentido para o seu negócio fazer promoções dos produtos mais procurados durante a data, oferecendo descontos progressivos. Além disso, para impulsionar as compras online, pode ser interessante divulgar um cupom especial de Carnaval.  

  1. Crie conteúdos temáticos  

As redes sociais são ferramentas poderosas para engajar o público. Nesse sentido, você pode criar conteúdos com dicas sobre como aproveitar o Carnaval e explorar curiosidades sobre a comemoração.  

Lembre-se de que todos os posts devem estar conectados aos seus produtos ou serviços. Afinal, é importante manter coerência em seus perfis de acordo com a linha editorial da sua marca.  

Você sabia que o Programa Avançar tem um curso completo, gratuito e com certificado sobre Vendas nas Redes Sociais? Clique aqui e confira

  1. Invista em tráfego pago 

Também conhecido como publicidade online, o tráfego pago reúne anúncios sobre a sua empresa via Google ou redes sociais. Nesta estratégia, é possível selecionar os interesses do seu público.  

Para se destacar no Carnaval e alcançar mais consumidores para a sua marca durante o período, você pode investir na criação de uma campanha especializada, incluindo chamadas personalizadas e produtos que combinam com a comemoração. 

  1. Prepare o seu estoque 

Uma incrível divulgação não será suficiente se o seu estoque de produtos não for capaz de atender à demanda. Sendo assim, o ideal é que você faça uma ampla pesquisa prévia de fornecedores, facilitando a possibilidade de adquirir mais mercadorias caso o alcance de suas ações tenha uma repercussão maior que o esperado.  

  1. Divulgue e ofereça brindes personalizados 

Os brindes funcionam como um gatilho rápido para aqueles clientes que estão pensando em fechar uma compra. Para apostar nessa escolha, vale considerar os seguintes fatores: 

  • Características do seu público-alvo; 

  • Definição de um orçamento máximo a ser investido, que não interfira negativamente na gestão financeira do seu negócio; 

  • Avaliar se existem opções mais baratas, mas que ainda sejam atrativas; 

  • Para criar sensação de imediatismo, também é possível estipular quantidades para os consumidores. Ex: as 100 primeiras pessoas que finalizarem uma compra no site terão direito ao brinde.  

  1. Ofereça opções de entrega rápida 

Mesmo que as divulgações sejam realizadas com antecedência, é importante considerar que existem pessoas que deixam as compras para a última hora. Com o intuito de solucionar os problemas do consumidor e não perder vendas, oferecer diversos tipos de entregas (incluindo a expressa) pode ser uma boa estratégia.  

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.