Ter um negócio bem-sucedido depende de uma série de fatores, independentemente do porte. Porém, no caso da pequena empresa, o desafio é ainda maior, porque o empresário precisa lidar com assuntos de diferentes áreas.
Recorrer a um serviço especializado pode ajudar, mas é importante ter noção básica sobre as eventuais dificuldades enfrentadas no dia a dia da operação.
Se tem dúvida sobre o assunto, acompanhe a leitura deste artigo! Vamos esclarecer questões que geralmente prejudicam o crescimento de uma pequena empresa no Brasil.
1. Planejamento inadequado
A capacidade de improvisar é importante. Para uma pequena empresa, pode ser até um diferencial. Por ser mais flexível, ela consegue se adequar rapidamente e aproveitar determinada oportunidade.
O problema é o empresário acreditar que pode abrir mão da etapa inicial de planejamento. O crescimento de qualquer operação depende de preparação prévia, o que só pode ser feito com um bom planejamento estratégico.
Fique atento: vale a pena dedicar tempo e recurso para planejar suas iniciativas. Afinal, se você não sabe aonde quer chegar, como vai escolher o melhor caminho?
Se tem dúvida sobre como elaborar esse documento, há cursos disponíveis de planejamento estratégico para empreendedores.
2. Má gestão financeira
Além da falta de planejamento, a má gestão financeira também prejudica o desenvolvimento da pequena empresa.
A saúde financeira não implica apenas na questão monetária. Sem uma administração correta dessa parte, a empresa corre o risco de comprometer a qualidade do serviço — o que impacta na reputação e, consequentemente, nas vendas.
Em contrapartida, se as contas estão em ordem, a empresa ganha fôlego para negociar com o fornecedor e tem condição de fazer uma oferta mais acessível para o cliente.
3. Falta de conhecimento
Reunir informação sobre a economia, o mercado de atuação e o público-alvo da empresa é condição básica para cuidar da orientação estratégica do negócio.
É a partir daí que o empresário consegue organizar, por exemplo, um plano de expansão, além de entender como fazer a captação de investimento.
Apesar da importância do conhecimento, nem sempre é fácil para o gestor lidar com as diferentes demandas do ambiente corporativo. No caso do Brasil, é complexo ter domínio de toda questão jurídica, fiscal e tributária, por exemplo.
Fique atento: pesquise sobre o assunto e recorra ao serviço de um profissional especializado. Um erro nessa área vai além de prejudicar o crescimento: pode inviabilizar toda a operação.
4. Estagnação
Ainda nessa frente de aprendizado, lembre-se de que inovação é um fator-chave para toda empresa do futuro. Assim, certifique-se de manter a equipe atualizada e de incentivar a busca de novas soluções.
Muitas empresas acabam fracassando porque deixam de acompanhar a necessidade do seu público. Ou seja, ficam estagnadas. O avanço da tecnologia exige atenção.
A automação de tarefas, por exemplo, é uma exigência do mundo atual. Isso garante mais eficiência, que pode se reverter em um melhor resultado de produtividade.
O pequeno negócio tem como vencer qualquer desafio do mercado empresarial, desde que se organize e invista em uma operação profissional. Independentemente do tamanho, não há espaço para o amadorismo!
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