De acordo com a pesquisa Educação Corporativa no Brasil, conduzida pela consultoria Deloitte, 28% das empresas pesquisadas já contam com universidade corporativa. O investimento nesse tipo de educação despontou
como uma forma de melhorar a qualificação profissional.
A universidade corporativa é uma instituição de ensino veiculada a uma empresa, um verdadeiro laboratório de aprendizado para o colaborador de qualquer setor.
Mas, afinal, como ela pode auxiliar no treinamento da equipe e impactar o negócio? É o que você vai descobrir neste artigo!
Universidade corporativa versus programa de treinamento tradicional
A universidade corporativa, se comparada ao programa de treinamento tradicional, tem uma série de diferenças. No caso da primeira, é trabalhada aquela competência que se mostra crítica para o negócio, enquanto o treinamento tem foco na competência individual de cada equipe.
O objetivo da instituição é voltado para a estratégia do negócio, aumentando a produtividade e a competitividade. Enquanto isso, o programa tradicional está mais preocupado com aquela necessidade pontual do colaborador, uma visão de curto prazo.
Outra questão diz respeito à aprendizagem passiva que é oferecida no treinamento. Na universidade, ao contrário, o colaborador é incentivado a aprender de forma ativa, protagonizando o seu desenvolvimento.
Vantagens da universidade corporativa
A universidade corporativa tem um enorme diferencial em relação ao treinamento tradicional. Mas como ela pode ajudar a aumentar a eficácia do colaborador dentro da empresa? Confira a seguir as vantagens de tal investimento!
Treinamento contínuo
A mudança constante que o mercado vive na atualidade exige preparação da empresa. Por esse motivo, ao instalar uma universidade corporativa, o objetivo é treinar continuamente a equipe, sempre focando na realidade da organização.
Isso faz com que o grupo esteja atento a qualquer novidade que apareça no mercado, mas também consiga introduzir a inovação com mais facilidade no seu cotidiano de trabalho.
Resultado satisfatório
Um benefício da universidade corporativa que merece destaque é o resultado satisfatório que ela traz para o negócio. Por focar na necessidade da empresa, esse tipo de treinamento é mais eficaz, pois o colaborador entende exatamente qual atitude deve tomar para cumprir com a meta estabelecida.
Alinhamento do funcionário à cultura da empresa
Uma dificuldade da empresa que adota o treinamento tradicional é o alinhamento entre o conteúdo e a cultura organizacional. Com a universidade corporativa não há esse problema. Afinal, ela é preparada para lidar especificamente com a demanda da corporação. Assim, fica mais fácil solidificar a cultura e a marca perante a equipe — o que é uma grande vantagem tanto para o colaborador quanto para o negócio.
Aumento da produtividade
O aumento da produtividade é outro benefício obtido pela implementação da universidade corporativa. Como a equipe é treinada para atender à necessidade da empresa com foco na gestão do resultado, ela consegue desenvolver um trabalho de maior qualidade.
Retenção do profissional
Mediante um treinamento de qualidade, que enfatiza a melhoria contínua do trabalho, temos também a retenção do profissional. A partir do momento em que a universidade corporativa se preocupa em desenvolver a potencialidade do colaborador, ele se sente mais motivado. Isso eleva a chance de ele permanecer na organização, oferecendo o seu melhor.
A universidade corporativa tem por objetivo preparar a sua equipe para trabalhar uma nova técnica, atualizar uma prática ou criar um projeto. Portanto, se ela é valorizada da maneira correta, a empresa conquista uma vantagem competitiva.
Se a sua empresa está precisando reformular a construção de equipe, convidamos você a entrar na nossa página de anúncio de vagas. Lá, é possível encontrar o profissional mais alinhado ao seu negócio!